Black Friday: continua a ter significado?

A Black Friday surgiu nos anos 90, nos Estados Unidos da América, e realiza-se após o feriado do Dia de Ações de Graças. Inicia-se com o período das compras de natal, onde as marcas fazem grandes promoções. É o dia que mais junta multidões nas superfícies comerciais, mas, atualmente, terá o mesmo significado num mundo consumista?

Black Friday, um dia ou um mês de promoções?
Black Friday, um dia ou um mês de promoções?

Menu do artigo

Não posso falar de Black Friday quando no início do mês de novembro muitas lojas começaram as campanhas de promoções com dias temáticos sobre determinado produto e passatempos.

Atualmente já não comemoramos a Black Friday, mas antes a pré-Black Friday que já tem muitos nomes, incluindo Black Month e/ou a Pink Week.

Black Friday já não é um dia, mas um mês

Quando se fala em Black Friday não associas logo a “promoções”? É aquela oportunidade que esperas ao longo do ano para fazer compras, mas que não é diferente das promoções do início do ano.

O que muda são as razões que te levam às compras. Serão mesmo as prendas de natal? Ou a urgência de substituir um eletrodoméstico?

Antigamente, a Black Friday criava a “urgência de ir às compras” ou FOMO (Fear of Missing Out) medo de ficar de fora, porque alguém ia aproveitar um desconto inacreditável. Infelizmente, com a crise económica e a inflação, os descontos quase não passam dos 20% a 50%.

Como passamos o ano a aproveitar descontos e promoções, cria um calendário com os próximos eventos para não perderes no próximo ano os preços mais baixos:

Se é para comprar ao menos que seja a metade do preço

Janeiro: Saldos de inverno

O ano começa com os tão esperados saldos de inverno, que geralmente ocorrem após a temporada de festas. É o momento ideal para adquirir roupas, calçados e acessórios de inverno a preços significativamente reduzidos.

Fevereiro: Carnaval e promoções especiais

O Carnaval é um período em que muitas lojas oferecem promoções especiais. Este é um ótimo momento para encontrar ofertas em fantasias, decorações temáticas e outros itens relacionados com o Carnaval.

Março: Tecnologia e eletrodomésticos

O início da primavera muitas vezes traz consigo descontos em produtos eletrónicos, especialmente nos modelos mais antigos, para que as lojas possam acabar com o stock para apresentar os novos produtos.

Se estiveres à procura de um novo smartphone, tablet ou computador, março pode ser o teu mês.

Abril: Dia da Liberdade e viagens

O 25 de abril, Dia da Liberdade, marca um período de feriados prolongados. As agências de viagens e empresas frequentemente oferecem promoções especiais para incentivar as escapadinhas durante este período.

Maio: Eletrodomésticos e mobiliário

Com a primavera em pleno vigor, muitas lojas começam a renovar os seus stocks de eletrodomésticos e mobiliário. Os clientes podem encontrar descontos significativos em frigoríficos, fogões, sofás e outros artigos para a casa.

Junho: Festas de São João e produtos de verão

As festas populares de São João, que ocorrem em várias cidades portuguesas, são acompanhadas por promoções em produtos de verão.

Roupas de praia, churrasqueiras, guarda-sóis e outros itens relacionados com o verão geralmente têm preços mais baixos durante este período que vai iniciar a época balnear

Black Friday são as promoções que as marcas fazem antes do Natal
Black Friday são as promoções que as marcas fazem antes do Natal

Julho: Descontos de verão e material escolar

Enquanto o verão atinge o seu auge, muitas lojas oferecem descontos sazonais numa variedade de produtos.

Agosto: Regresso às Aulas e tecnologia

À medida que o verão chega ao fim, o regresso às aulas é marcado por descontos em materiais escolares, mochilas e roupas. Tecnologias, como portáteis e tablets, também estão em promoção, assim como mobiliário escolar, cadeiras de escritório, secretárias e acessórios.

Setembro: Moda Outono/Inverno e viagens

Com a chegada do outono, as lojas lançam as coleções de moda outono/inverno. Este é o momento certo para adquirir roupas quentes a preços mais acessíveis.

Setembro marca o final da época alta, proporcionando oportunidades para encontrar pacotes turísticos mais económicos.

Outubro: Dia das Compras Online

O Dia das Compras Online, que ocorre em outubro, é um excelente momento para aproveitar descontos numa variedade de produtos, especialmente nas compras online. É um mês propício para encontrar promoções em produtos tecnológicos.

Novembro: Black Friday e natal

A Black Friday, que acontece no final de novembro, é mundialmente conhecida por oferecer descontos significativos numa ampla gama de produtos. Este é o momento perfeito para antecipar as compras de Natal e poupar em presentes, decorações e outros itens festivos.

Dezembro: Pós-Natal e promoções de final de ano

Após as festividades de Natal, muitas lojas oferecem promoções para acabarem com os stocks e iniciarem o novo ano com outros produtos. As promoções de final de ano proporcionam oportunidades adicionais para poupar numa variedade de produtos.

Conclusão

Como podes ver, somos uma sociedade consumista e, fazemos compras todos os meses, ou assim, nos motivam as marcas. É preciso ter cuidado para não cair nestas armadilhas e adquirir o que não é necessário ou prioritário.

Se conheceres o calendário das promoções podes fazer uma maior poupança ao longo do ano, planear as tuas compras e aproveitar os melhores descontos.

Com esta visão geral dos eventos e períodos nos quais os preços tendem a ser mais baixos, permite-te antecipar despesas e ganhar um maior controlo sobre o teu orçamento familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida