Tendências nos hábitos de consumo

O panorama dos hábitos de consumo está a mudar e com um novo ano pela frente mais mudanças surgirão. As compras em segunda mão têm novos desenvolvimentos de que precisas de estar atento, principalmente se fores vendedor.

Fica a par do que está para vir. Conhece as novas tendências nos hábitos de consumo e como estas te podem influenciar nas compras. Com o relatório da Distilled: A Diageo Foresight Report, podes ver o que as marcas estão a preparar para 2024.

É importante estares sempre atualizado com as tendências nos hábitos de consumo
É importante estares sempre atualizado com as tendências nos hábitos de consumo

Menu do artigo

Novas tendências nos hábitos de consumo

OLX e Vinted: o que vai mudar

As plataformas de venda de produtos em segunda mão têm sido até hoje uma forma de nos livrarmos de produtos que já não usávamos, mas que fariam jeito a outra pessoa.

Tudo pode ser vendido, desde roupas a computadores, tornando-se numa oportunidade para fazer dinheiro extra. Vieram, também, promover a sustentabilidade e prolongar a vida útil de produtos que de outra forma seriam destruídos.

No entanto, entraram em vigor novas leis da União Europeia. Se um vendedor (tanto particulares como empresas) totalizar um valor superior a dois mil euros ou caso realize mais de trinta vendas anuais, estas têm de ser comunicadas às Finanças.

Quanto às plataformas, estas terão de comunicar dados financeiros dos utilizadores às Finanças para que o controlo das transações online tenham um controlo mais rígido.

Como fica no IRS de 2024? De acordo com o Ministério das Finanças, “são introduzidas obrigações de comunicação e não quaisquer normas que determinem o pagamento de imposto”.

Novas mudanças para quem vende através de plataformas online
Novas mudanças para quem vende através de plataformas online

Experiências distintas e diferenciadoras

Quando procuramos divertirmo-nos com a família e se é para gastar dinheiro, qualquer pessoa procura experiências diferentes, porque são as memórias e as lembranças que mais alegrias nos trazem.

Por outro lado, este tipo de aventuras pode colocar as tuas Finanças Pessoais em risco se não for bem planeado. É preciso analisar muito bem a oferta e criar metas financeiras para que nada falte quando chegar a altura, nomeadamente, nas deslocações, alimentação e alojamento.

É uma nova tendência, caracterizada por Neo-hedonismo e que se foca no prazer. Algumas destas experiências fora da caixa:

Inteligência artificial e a realidade aumentada

Talvez ainda não tenhas reparado mas o nosso dia a dia começa a ser impactado pela inteligência artificial.

Este foi um tema muito falado na Web Summit 2023 e cada vez mais vamos receber mais estímulos que vão impactar as nossas decisões.

A IA nas finanças vai oferecer muitas oportunidades, se forem bem utilizadas. Estão a analisar os nossos padrões, preferências, sentimentos e a otimizar investimentos, com previsões de risco.

Estaremos cada vez mais dependentes, por isso, esta é a altura ideal para aprender de forma a tirar o melhor partido destas ferramentas para que as saibamos utilizar e analisar os dados que nos dão. Caso contrário faremos apenas como nos indicam, esperando pelo melhor e eventualmente pela tão esperada mudança financeira.

Livros de Finanças Pessoais e desenvolvimento pessoal que não podes deixar de ler:

Saúde, felicidade e bem-estar

Este é um sentimento que vem desde a pandemia por COVID-19, ou seja, a procura pelo bem-estar e a felicidade nas pequenas coisas que o dia a dia nos proporciona.

Esta tendência nos hábitos de consumo faz com que as nossas necessidades sejam uma prioridade, comparativamente com desejos temporários e consumistas.

Gastar no que é mais importante e que trará uma felicidade duradoura e bem-estar é um objetivo neste novo ano, ou seja, existe uma inclinação para escolher produtos ou serviços que promovam o amor próprio.

O seguro de saúde e de vida representam o cuidado para contigo e para com a família. Escolher um bom plano e que atenda às tuas necessidades é o conforto de que precisas para garantir segurança.

Obviamente que o seguro de saúde e vida são apenas fatores entre muitos que podem influenciar o bem-estar emocional e financeiro de uma pessoa. Outros elementos, como relacionamentos e realização pessoal, também desempenham papéis significativos.

Impacto positivo

Fazer escolhas que beneficiem não apenas a nós mesmos, mas também à sociedade e ao meio ambiente mostram que é possível combinar práticas de poupança com um impacto positivo.

O segredo está em tomar decisões informadas e alinhar as tuas escolhas com os teus valores.

É das tendências nos hábitos de consumo que mais tem mudado os produtos e a maneira como se consome. Desde a poupança de energia com a utilização de lâmpadas LED ao consumo de uma alimentação mais consciente, reduzindo o desperdício alimentar através do planeamento de refeições.

Apesar de não ser uma novidade, estares informado vai dar-te a oportunidade de aproveitar para fazer melhores escolhas num cenário em constante evolução. E um deles é os programas que te ajudam a melhorar as condições na tua habitação, como, por exemplo, o Programa Apoio Edifícios Mais Sustentáveis.

Conclusão

O mundo está em constante mudança, novas oportunidades surgem todos os dias, mas só vamos conseguir aproveitá-las se tivermos atentos.

Estar atento às novas tendências nos hábitos de consumo e como estas nos afetam é fundamental para atender melhor às nossas necessidades e desejos, principalmente quando se trata de dinheiro e de como o gerimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia