Quanto custa ter um carro

Alguma vez questionaste quanto custa ter um carro? Como o carro faz parte do nosso dia a dia já o damos como garantido. Oferece conveniência e mobilidade, mas também vem acompanhado de uma série de custos que precisam de ser cuidadosamente considerados antes de dar o passo decisivo da compra.

Desde a sua aquisição até à sua manutenção todos os anos, passando pelo financiamento necessário para adquirir o carro, o seguro automóvel e os impostos, ou seja, cada aspeto envolvido deve ser analisado para que não comprometas as tuas finanças.

Quanto custa ter um carro? Conhece os aspetos principais a considerar depois de comprar o carro
Quanto custa ter um carro? Conhece os aspetos principais a considerar depois de comprar o carro

Menu do artigo

Quanto custa ter um carro: todas as despesas 

Durante os tempos mais complicados deixamos de poupar. O mesmo acontece com um carro em que a sua compra vai ter algum peso no orçamento familiar. Será que ao comprares um carro e a pagar um crédito, consegues continuar a poupar?

Os 5 sinais de alerta na compra de um carro

Comprar um carro

A decisão de comprar um carro é muitas vezes influenciada por fatores como a necessidade de mobilidade, o local de residência e o estilo de vida. 

Ao considerar a compra de um carro, é importante avaliar o mercado de veículos novos e usados. Enquanto carros novos geralmente oferecem garantias e tecnologia mais recente, veículos usados podem ser uma opção mais económica.

O preço de compra inicial do carro é uma parte significativa dos custos totais. Leva em conta não apenas o preço de venda, mas também os impostos associados à compra, como o Imposto Único de Circulação (IUC). O IUC varia com base nas emissões de CO2 e cilindrada do veículo.

Pedir financiamento 

A compra de um carro envolve muitas vezes o pedido para um financiamento. Existem uma variedade de opções de empréstimos para aquisição de veículos, incluindo no próprio stand de vendas. Antes de decidires sobre um financiamento, é fundamental: 

  • Analisar a despesa à qual irás ficar comprometido. É importante perceber se o valor da prestação do novo crédito em conjunto com as receitas e despesas mensais do agregado familiar não compromete o orçamento; 
  • Compreender toda a informação sobre o automóvel, documentação e financiamento antes de tomar uma decisão; 
  • Perceber quais as condições particulares do financiamento, nomeadamente o montante, o prazo, as prestações e as taxas. Caso faças diretamente no stand de vendas, confirma que, no caso de haver retoma se esta não estiver ainda liquidada, o stand, líquida a dívida do carro que irão entregar;

Ao optar pelo financiamento, é necessário lembrar que a taxa pode não ser fixa ao longo do contrato e que, muitas vezes, a última mensalidade acrescenta um valor residual.

Mas como o crédito automóvel é um produto com menor risco, visto que os bancos/financeiras normalmente ficam com reserva de propriedade sobre a viatura, vais obter taxas de juro mais favoráveis. Qualquer dúvidas não hesites em questionar os intermediários de crédito da UniPeople. 

Planeia sempre de acordo com o teu orçamento.

Quanto custa ter um carro no teu orçamento? Não te foques só na compra
Quanto custa ter um carro no teu orçamento? Não te foques só na compra

Garantir um bom Seguro 

O seguro automóvel é obrigatório, mas mais do que uma obrigação é uma proteção para ti e para os outros condutores contra vários riscos, incluindo acidentes, roubo e danos a terceiros. 

Quando se anda na estrada existem imensos imprevistos. Desde avarias, pneus furados a vidros partidos em que muitas vezes é preciso recorrer ao nosso fundo de emergência.  

O custo do seguro varia de acordo com vários fatores, como idade do condutor, histórico de condução, tipo de veículo e local de residência.

Quando fazes um seguro, especialmente para um carro novo, é importante que tenhas a cobertura danos próprios (choque, colisão, capotamento, atos maliciosos, fenómenos da natureza).

Para ter danos contra terceiros têm de ter responsabilidade civil, quanto à quebra de vidros é facultativo. 

Fazer a manutenção 

A manutenção regular do carro é fundamental para garantir o seu bom funcionamento e segurança. Os custos de manutenção incluem serviços como troca de óleo, revisões, substituição de peças desgastadas e reparações inesperadas. 

Faltar a uma manutenção pode acarretar custos ao longo do tempo. Todos os carros, consoante os anos, têm de fazer certas substituições essenciais para o seu bom funcionamento. 

Os preços das peças e serviços de manutenção podem variar, dependendo da marca e modelo do veículo. Carros de marcas de luxo ou com tecnologia avançada geralmente têm custos de manutenção mais elevados. 

Considera, também, a quilometragem do veículo, pois os carros mais antigos podem exigir uma manutenção mais frequente.

E, para além da manutenção, ainda tens de pagar a inspeção anual. Sabe quando é que o teu carro vai à inspeção.

Pagar os impostos 

Além do IUC mencionado anteriormente, os proprietários de carros, também estão sujeitos ao Imposto sobre Veículos (ISV) no momento da compra. Este imposto varia com base nas emissões de CO2 e na cilindrada do veículo. É importante estar ciente desses custos fiscais ao orçamentar a compra de um carro.

Calcula o ISV para incluíres no teu planeamento de quanto custa ter um carro. 

Conclusão 

Ter um carro é uma escolha pessoal, mas que pode abalar o orçamento familiar durante, pelo menos, cinco anos. Não é fácil minimizar os custos associados à compra de um carro, pois vai sempre depender do modelo de carro que escolheres.

Fazer uma lista do que vais ter de gastar no momento da compra e após a compra vai ajudar-te a tomar uma decisão. Também deves pensar no propósito do carro: viagens longas ou curtas, para a família numerosa, para utilizar na cidade ou, também em estrada. 

Às vezes o carro é comprado a pensar numa futura revenda, daí se apostar na marca e modelo. No entanto, cada vez mais se fala nos elétricos e híbridos. O futuro será mais sustentável, por isso, não deves descartar estas soluções. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

FamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamília