Red flags financeiras: controla as coisas que te acontecem 

Todos somos únicos, diferentes e com vontades próprias. Mas, às vezes, chega alguém que nos rouba a nossa independência e autonomia para tomar decisões. Tem em atenção a estas red flags financeiras que atrapalham o teu caminho para chegares à vida que queres viver.

Nem todos os casais se dão bem e antes que agrave, estas red flags financeiras, vão ajudar-te a encontrar o problema. Se for financeiro, claro!
Nem todos os casais se dão bem e antes que agrave, estas red flags financeiras, vão ajudar-te a encontrar o problema. Se for financeiro, claro!

Menu do artigo

Red flags financeiras: kit de primeiros socorros

Vamos com calma! Que isto das relações não é nada fácil, porque cada um puxa sempre para o seu lado. Hum… e ao ter este tipo de atitude, trata-se de uma red flag de que tens de ter cuidado. É um sinal de que está a impor a sua vontade e a ignorar a tua. É importante dares uma oportunidade à tua intuição quando desgostas de alguma atitude do/a teu/tua parceiro/a. 

Imagina E se fores uma pessoa que gere o seu dinheiro a pensar na importância da poupança, mas, entretanto, começas uma relação com alguém que gosta de gastar e não olha para o que gasta. É um descontrolo financeiro na tua vida.

E a realidade é que, quando estás numa relação, tudo deixa de ser privado, porque a tua vida pessoal e financeira fica interligada com a do/a teu/tua parceiro/a.

Os pequenos desentendimentos tornam-se em grandes discussões. 

As discussões de um casal ocorrem muitas vezes por causa de Incompatibilidade financeira
As discussões de um casal ocorrem muitas vezes por causa de Incompatibilidade financeira

O que está a acontecer? Incompatibilidade financeira de um casal

Quando um casal está a iniciar a sua relação, é possível ocultar algumas coisas. É a fase de agradar, de transparecer perfeição, de aceitar, de ceder e/ou mostrar grandiosidade.

Dizem que os opostos se atraem e, nas finanças, não é diferente. O objetivo é que se entreajudem, encontrem soluções e comecem novos hábitos juntos. Afinal, veem ambos a gestão das finanças pessoais de modo diferente e podem encontrar um consenso. 

No entanto, sem compromisso, não há mudança. O mais certo é sentirem-se rejeitados, culpados e que tudo o que fazem é errado. Esta situação pode escalar para irritação e adoção de um estilo de comunicação agressivo, pois o/a parceiro/a não ouve e impõe a sua maneira de gerir o dinheiro do casal.

Quiz: personalidade financeira 

Descobre se tens incompatibilidade financeira com o/a teu/tua parceiro/a. Todos temos uma personalidade financeira e esta tem características distintas sobre a forma como utilizamos o dinheiro. 

Saber que personalidade financeira tem, vai mostrar-te se significa uma red flag financeira no vosso relacionamento. 

Desde o poupador, ao poupador compulsivo ou ao gastador, a alguém que não tenha objetivos financeiros, coloca estas questões ao/à teu/tua parceiro/a para obteres uma resposta às tuas dúvidas: 

  • Poupas? Como controlas os teus gastos para conseguires poupar?
  • Comprar deixa-te feliz?  
  • Se te sobra dinheiro no final do mês, sentes vontade de o gastar?
  • Tens objetivos financeiros? Projetos para realizar? 
  • Por quanto tempo aguentarias sem salário? 
  • O que farias se ficasses sem emprego? 
  • Sabes alguma coisa sobre independência financeira? 

Os vossos valores, objetivos e personalidade podem ser diferentes, mesmo se, no início, partilhavam coisas em comum. 

Os salários não precisam de ser iguais! A ameaça 

A incompatibilidade financeira num casal não é, necessariamente, sobre o que cada um ganha. Mas, se sentires que o/a teu/tua parceiro/a espera mais de ti no que se refere a dividir despesas, por exemplo, ou que se sente inferior e não se adapta, então, é o início de uma ameaça na relação. 

Quem cria o equilíbrio é o casal, em equipa, mas a insatisfação torna-nos vulneráveis. Pode começar a ser visível quando te questionas:

  • Quanto será apropriado gastar no aniversário um do outro? 
  • Quanto, cada um, gasta em roupas, serviços de TV, telefones ou hobbies? 
  • Que tipo de carro cada um tem?
  • Quem tem possibilidade de fazer mais viagens internacionais ou optar por ficar num hotel? 

Sem autoestima ou autoconfiança a relação nunca funcionará. Quando alguém numa relação se sente ameaçado, inferior ou superior ao outro, a relação não deve avançar.

A engenharia da relação! Conseguimos decidir juntos

Os parceiros que se entendem e tomam em conjunto decisões financeiras, têm maior probabilidade de ter uma relação saudável. Vão planear todas as fases das suas vidas:

  • Comprar ou arrendar casa, decidir sobre o crédito a pedir e organizarem o seu orçamento; 
  • O que fazem nas férias ou o que fazem nos tempos livres; 
  • Que tipo de carro têm, se compram ou vendem; 
  • Quanto podem gastar numa creche, escola particular versus pública, atividades infantis, universidade;
  • Que investimentos devem fazer ou qual a melhor estratégia para pouparem. 

Um casal pode discutir sobre variados tópicos, mas, em relação ao dinheiro, se não conseguem tomar decisões, é porque não conseguem lidar com os hábitos do parceiro. 

Define bem o teu propósito, trabalha nos teus objetivos financeiros, enfrenta os obstáculos e confia no teu instinto à medida que avanças, tanto pessoal como financeiramente. 

Divórcio. Quando não conseguimos comunicar. 

O dinheiro está relacionado com a segurança e estabilidade. Se um casal de namorados facilmente termina, num casamento, as divergências financeiras vão tornar-se mais salientes. Num divórcio não é só a disputa dos bens é, também, dos filhos.

E pode acarretar perdas enormes. Lê mais sobre as consequências de um divórcio aqui. 

Sabes quais são os sinais ou as red flags financeiras que te evidenciam que o relacionamento em que estás não está a correr bem?
Sabes quais são os sinais ou as red flags financeiras que te evidenciam que o relacionamento em que estás não está a correr bem?

Conclusão 

O dinheiro significa coisas diferentes para cada um de nós, pode representar segurança, poder e/ou sucesso. Compreender o significado subjacente que o parceiro tem do seu dinheiro vai ajudar-te a compreender melhor as suas decisões. 

Permite um ponto de partida para conversar, expor ideias, opiniões e perceber se o outro aceita, rejeita e/ou tenta mudar de assunto. 

Existem muitas red flags financeiras a que deves estar atento, como as dívidas, inconsistência nos pagamentos, saldo negativo, dificuldade em controlar os gastos, dificuldade em poupar, entre outros… 

Se estás numa relação em que estas situações acontecem e não chegas a um consenso com o/a teu/tua parceiro/a, está na hora de dizer: “adeus, problema”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida