Nunca mais caias nestas 7 mentiras dos bancos

Quando vamos abrir uma conta num banco queremos um serviço personalizado e pensado especificamente para nós. Esperamos um bom atendimento e acesso aos melhores produtos financeiros. Infelizmente, às vezes, não é bem assim. Só te iludes, por isso, fica atento às mentiras dos bancos.

Que mentiras dos bancos já aceitaste, pois pareciam verdades?

Menu do artigo

Como deves imaginar, o banco, como qualquer outra instituição quer lucrar. Não está, realmente, a pensar nas tuas necessidades. Cria produtos que te vão atrair, mas no final do dia, quer, ganhar mais clientes e mantê-los fidelizados com os seus produtos. 

As mentiras dos bancos (e que não te contam)

1. Gestor de conta 

Encontramos no gestor de conta alguém que nos indica os melhores produtos que o banco tem disponíveis, desde a poupança, ao investimento e ao crédito. O que mais queremos é ser aconselhados e criar um plano financeiro com esta pessoa que nos atente tão bem. 

A ideia que passa é a de que o banco é um parceiro. Querem o melhor para nós e para a nossa gestão financeira. Mas é o contrário. Não te iludas, porque o gestor de conta, não é um coaching financeiro ou um mentor financeiro. 

Não sabe nada sobre os teus objetivos financeiros, como preferes gerir o teu dinheiro ou quais os teus planos futuros. Indica produtos sempre a pensar no que será melhor para o banco lucrar e de forma a manter-te o mais tempo possível no banco (fidelização).

Trabalha com um especialista cujo objetivo é mesmo ajudar-te a mudar de vida.

2. Depósitos 

Uma das grandes mentiras dos bancos é sugerir que tenhas contas poupança, porque vai capitalizar juros sobre o montante poupado. No entanto, com a inflação, na realidade, não ganhas nada. 

A conta poupança é boa para poupar, enfrentar imprevistos (fundo de emergência) e começar a investir. 

Quando te dizem para investir em depósitos, na realidade, apesar de serem bons produtos para quem não quer arriscar, estás é a emprestar dinheiro ao banco para que este tenha mais negócios. O retorno é pouco, devido a vários fatores, como taxa de juros, inflação e regras do banco. 

Lembra-te que o banco tem várias produtos financeiros, mas noutros locais, como numa corretora, tens mais opções de investimento. 

3. Comissões

Para teres o teu dinheiro no banco vais pagar várias comissões pelos serviços que utilizas. Quem tem, por exemplo, o ordenado na conta, o banco pode retirar a comissão de manutenção de conta ou propor outros produtos para não pagares. 

Vais pagar em algumas situações comissões relativas a serviços associados a contas de pagamento, disponibilização de cartões de débito e de crédito, levantamento de numerário, aquisição de cheques e transferências.

Lembra-te que o banco é mais um serviço que tens contratado, por isso, renegoceia e está atento a outras opções. Existem mais bancos, não te limites, apenas a uma oferta. 

Conhece os novos limites às comissões bancárias, aqui. 

Acreditas em tudo o que o teu gestor de conta te diz?
Acreditas em tudo o que o teu gestor de conta te diz?

4. Créditos e oferta de produtos com outros serviços (seguros)

Contrair um crédito é uma necessidade e o início para obtermos o que desejamos. 

É amplamente divulgado que para fazer um crédito e de modo a baixar as taxas, nos bancos, indicam aos clientes que subscrever determinados produtos, além de ser uma vantagem, é uma oportunidade para baixar os valores no crédito. 

Estes produtos vão de cartões de crédito, a seguros e/ou a investimentos. Quando tens mais do que um cartão de crédito tens de ter um maior controlo financeiro, os seguros não são os ideais porque não são verificados e mediados diretamente numa seguradora ou num mediador de créditos que analisa as tuas necessidades e os investimentos podem não ser vantajosos.

Estas mentiras dos bancos custam-te dinheiro. Impedem-te de poupar. 

Na UniPeople ajudam-te a encontrar o melhor crédito, com as melhores condições e seguros ajustados a ti. Cuida da tua vida financeira. 

5. Seguros 

Sejamos sinceros. Um banco não é uma seguradora. Quem lá trabalha são economistas. Mesmo que tenham parcerias com seguradoras para mais rápido dar cobertura aos seus serviços, estão a proteger-se a eles e não a ti. 

6. Serviços Online

Quando um banco diz que os seus serviços online são seguros acreditas?

Os ataques de phishing estão mais sofisticados e às vezes é difícil perceber se estás a falar com alguém do teu banco ou com algum hacker. Como estes enganos trabalham a emoção das pessoas, como medo e a urgência, só dás pelos erros, quando já os cometestes. 

Toma precauções por mais que te digam que é seguro.

7. Mudar de conta

Todos os bancos têm disponível para os seus clientes diferentes tipos de conta. No entanto, dependendo da conta, as comissões aumentam. 

O que é cobrado numa conta de serviços mínimos é diferente numa básica ou superior. Mas, também, pagar menos e optar por uma conta de serviços mínimos impede-te de mudar de banco. 

Procura quais os bancos que cobram menos comissões de conta e opta pelo melhor serviço.

As mentiras dos bancos, são, na realidade, pensadas para o lucro do banco

Conclusão 

Não há necessidade de suspeitar dos bancos, existem para te fornecer serviços e deves optar sempre pelo que é melhor para ti.

Analisa bem todos os produtos que te são apresentados e em caso de dúvida, podes falar com outros funcionários do banco, verificar noutros bancos quais são as suas propostas e pesquisar sobre o assunto na internet. 

Existem grupos de comunidade que se entreajudam. Mas nunca dês informação pessoal, como nome, e-mail, contribuinte ou password. 

Este artigo serve, apenas, para alertar que o banco onde tens o teu trabalho não é o único e que existem sempre outras opções e serviços, onde vais ganhar mais e poupar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia