logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor
IRS: declarar os rendimentos

Conheça a árvore das finanças e de decisões

A árvore das finanças ou a árvore de decisões ajuda-nos a analisar as nossas escolhas. Leva-nos a observar todas as áreas da gestão das nossas finanças pessoais.

Ao olharmos para uma árvore começamos pelas suas raízes, tronco, galhos, folhas e frutos. Ao delinearmos uma estratégia, podemos analisá-la e testá-la, antes de a colocar em prática, porque se utilizamos a nossa árvore podemos entender o crescimento das finanças pessoais.

Deixe-se guiar pela árvore das finanças e de decisões

Vamos mostrar-lhe como pode olhar para uma árvore e ver a organização das suas finanças. Construa a sua árvore, e com o método da árvore de decisões tome as melhores decisões financeiras.

A árvore das finanças

Se as suas finanças forem uma árvore:

1 - Raiz

A raiz de uma árvore representa o nosso orçamento. Nas finanças pessoais, uma boa gestão deve começar pela análise de como estamos financeiramente.

Desta forma, consegue determinar quanto pode gastar, poupar e investir. Através de um orçamento bem feito, vai observar os seus valores. Se gasta a mais por coisas de que não precisa ou se está focado nos seus objetivos, como, por exemplo, quanto deve ter no seu fundo de emergência, onde pode fazer cortes ou quando se vai reformar.

Fazer um orçamento vai ajudá-lo a evitar novas dívidas para que possa viver uma vida feliz e equilibrada, sempre com os olhos postos no futuro.

2 - Tronco

As raízes estão conectadas com toda a árvore e alimentam-na, assim como representam a sua segurança.

Desta forma, é no tronco que deve ter 3 coisas importantes:

  • Poupanças.
  • Fundo de emergência.
  • Seguros.

Em primeiro lugar é as poupanças que faz que lhe permitem viver sem stress ou ansiedade. Sabia que poupar é o primeiro passo para realizar os seus desejos como comprar casa, carro, entre outras coisas que deseje ter ou fazer.

Mas é, também, com estas poupanças que constrói o seu fundo de emergência. Em caso de imprevisto, como problemas de saúde ou desemprego, não fica desamparado.

E uma boa prática é ter pelo menos dois. Um entre 3 a 6 meses e o segundo com pelo menos 12 meses do equivalente ao seu salário.

E é assim, que os seguros salvaguardam o resto, caso precise, são o seu apoio. Para a sua casa, para o seu carro, para a sua saúde e pela sua vida.

3 - Galhos

Na sua árvore os galhos devem ser os seus objetivos. Ter objetivos e metas para o seu dinheiro é saudável e muito importante.

Ter, igualmente, um mindset forte é fundamental para não desanimar. Crescer a sua poupança leva tempo, assim como fazer dois fundos de emergência.

Tudo é uma constante entre análise e estratégia. Por exemplo, teve de gastar as suas poupanças numa peça para o carro. O carro é essencial para as deslocações, por isso não deve ficar chateado ou triste, mas terá de ir repondo o que deixou de ter.

4 - Folhas

Numa visão simples, as folhas significam os seus investimentos.

Ao fazer o seu orçamento sabe quanto tem para investir e reinvestir. Ter vários cestos de investimento é o segredo para não perder todo o seu dinheiro e vê-lo a crescer.

5 - Frutos

Está na hora de colher os frutos do seu trabalho.

Mesmo que não tenha alcançado a liberdade financeira, saberá como está financeiramente, sem dívidas e seguro.

A árvore de decisões

Exemplos de como funciona a árvore das decisões.

Como tomar decisões mais diretas e concretas?

As árvores de decisões são muito utilizadas por serem práticas e intuitivas. São utilizadas para analisar decisões complexas, mostrando num mapa várias escolhas possíveis.

Pode criar a sua. Só precisa de pensar na árvore, a decisão principal que tem de tomar, adicionar nós, as ramificações (galhos) que o levam de decisão em decisão e ir expandindo até achar que está concluída.

Depois, ao analisar as várias probabilidades de decisão, reflete sobre o que é o melhor para si.

Exemplo:

donapoupanca arvore decisoes financas 1
A árvore das decisões: Comprar ou arrendar casa?
donapoupanca arvore decisoes financas 2
A árvore das decisões: Comprar carro

Esperamos que este artigo o tenha ajudado. Visite o nosso Portal de Conteúdos e saiba mais sobre métodos e estratégias a utilizar na gestão das finanças pessoais.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top