Gerir as subscrições de serviços

Gerir as subscrições de serviços é essencial para não deixar terminar o contrato sem renegociar. Quando isso acontece passam a cobrar mais, tornando-se numa despesa inesperada e, possivelmente, dispendiosa.

Sabe como gerir as subscrições de serviços
Sabe como gerir as subscrições de serviços

Subscrever um serviço é muito fácil, o problema é quando não renegociamos a tempo e o preço aumenta de um mês para o outro. Existe, também, uma grande pressão feita pela marca para fidelizar o cliente.

Quando subscreves vários serviços vês, igualmente, as despesas do teu mês a aumentarem. Nos dias de hoje, existem serviços diferenciados que tentam atrair o cliente com a sua oferta, nomeadamente, um teste gratuito por 30 dias.

Mas tens controlo sobre todas as datas em que subscreveste estes serviços? Ou quando terminam os testes gratuitos?

É conveniente que estejas atento e saibas como gerir as subscrições de serviços.

Gerir as subscrições de serviços

Podes subscrever diferentes serviços como:

  • Internet;
  • Televisão;
  • Música e vídeo;
  • Jogos online;
  • Planos de software e servidores;
  • Jornais, revistas ou outros serviços digitais.

As empresas vendem a subscrição de produtos para teres acesso a um determinado serviço, com o objetivo de te fidelizar por três anos, pelo menos. Outras, empresas, trabalham com contratos ilimitados, dando ao cliente o poder de continuar com o serviços pelo tempo que quiser.

A maioria das pessoas tem o pagamento por débito direto. Facilita o pagamento, mas o serviço pode ser esquecido entre as restantes despesas mensais, no caso de não ser utilizado com regularidade.

Mantém sempre um orçamento atualizado com todas as tuas despesas fixas e variáveis. Sabe sempre para onde vai o teu dinheiro.

Como gerir estes serviços

1. Custo da subscrição

Quando num serviço tens a oferta de, por exemplo, 30 dias grátis para experimentar e estás a considerar aderir, a primeira coisa que deves fazer é olhar para o custo de subscrição.

Se depois desses 30 dias subscreveres, analisa quanto vais ficar a pagar mensalmente. Depois faz a conta anualmente. Desta forma, tens noção de quanto vais estar a gastar para usufruir do serviço.

É nesta altura que deves olhar para o teu orçamento e tentar perceber se é uma despesa que queres ter.

Muitas vezes fazemos compras sem pensar. Ficamos sobrecarregados de despesas, não conseguimos poupar. Mais tarde poderemos ter dificuldades financeiras e contrair dívidas. É a corrida dos ratos.

2. Tempo de utilização

Dos serviços que tens quais são os que utilizas mais?

Muitos dos serviços subscritos, depois de serem utilizados nos primeiros dias, ficam sem utilização. Quando isso acontece acabam esquecidos, mas pagas todos os meses por algo que já não te faz falta.

É importante que quando um período de fidelização esteja a terminar, se considere se queremos continuar ou não. Caso não exista fidelização e não utilizes regularmente o serviço, o melhor será cancelar imediatamente.

3. Termos de utilização

Antes de aceitares quaisquer condições ou assinares contratos, deves ler com muita atenção os termos de utilização do serviço.

No documento está explícito como podes aderir, como é feita a faturação ou o cancelamento do serviço. Vê os Termos de Utilização da Netflix (serviço de streaming de séries e filmes) para teres uma ideia.

É nos termos de utilização que encontras as formas de pagamento e os preços da adesão. Caso haja algum problema deves sempre saber quais são os teus direitos e deveres.

4. Atenção aos formulários

Alguns formulários podem já ter informação pré-preenchida, por isso deves ter atenção. Confirma se está tudo correto e se é o que queres.

Nunca subscrevas nada que já está preenchido automaticamente, porque pode conter erros.

5. Períodos grátis

Quando te oferecido períodos grátis, tens que ter em atenção:

  • Qual é a data de fim do período grátis;
  • Como é feita a adesão depois do fim do período grátis;
  • Como funciona a renovação automática, caso esta exista;
  • Quando é que o serviço pode ser cancelado ou se existe período de fidelização.
Estes são pontos a ter em atenção, caso estejas num período grátis. Cancela imediatamente o serviço, caso não queiras continuar a usar.

6. Notificação

Alguns serviços têm notificações de alerta de fim de período grátis ou quando o contrato está a terminar, mas na sua maioria estas notificações não existem, pois caso o cliente se esqueça quem beneficia é a empresa.

Dado a situação e de maneira a gerir as subscrições de serviços aponta no calendário do teu smartphone as datas importantes. Ou num papel.

É importante que o novo ciclo de pagamento não comece antes de cancelares ou renegociares.

7. Comunicação das empresas

As empresas quando sofrem alterações nos seus preçarios enviam informações ao cliente com os novos preços. Está atento ao e-mail, correio (porque pode ser enviado por carta) e/ou mensagens no telemóvel.

Caso recebas mensagens no smartphone ou e-mail com link a solicitar alteração de dados, entre outros, tem atenção porque pode ser um ataque de phishing.

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