Dores Financeiras: Recupera o controlo das tuas Finanças

As causas podem ser variadas, mas, sejam quais forem, a tua saúde e as tuas relações é que sofrem.

Conhece quais as Dores Financeiras que te estão a dar preocupações
Conhece quais as Dores Financeiras que te estão a dar preocupações

Menu do artigo

Estás a sentir-te sobrecarregado de preocupações financeiras? As dores financeiras podem ser difíceis de identificar e as suas causas ainda mais. Vamos falar delas?

Conhece as 6 circunstâncias que te levam a ter dores financeiras.

Dores financeiras

1. Endividamento

As dívidas, quando em excesso e descontroladas, tornam-se uma preocupação constante.

Podes ter apenas um crédito ou vários, como um crédito pessoal, crédito habitação e/ou crédito automóvel. E, com a inflação, se recorres aos cartões de crédito, podes estar sujeito a taxas de juro altas.

A organização financeira mensal é uma dor de cabeça com tantas prestações… Começas a questionar-te se o dinheiro chega para tudo.

Estás a viver de salário em salário e precisas de arranjar estratégias que te permitam poupar, renegociar serviços e/ou consolidar créditos.

2. Falta de poupança

Muitas das dores financeiras surgem por não se ter poupança ou um fundo de emergência. Lidar com despesas inesperadas sem dinheiro é um impasse: ou não se faz nada, ou contraem-se dívidas.

Mas há formas para minimizar o impacto, como:

  • Fala com os teus amigos sobre os teus problemas: os amigos ajudam-nos a ser positivos e podem dar-nos auxílio quando mais precisamos.
  • Sê honesto com a tua família: informa a família sobre a tua situação e como esta te está a afetar o orçamento familiar. Em específico, o relacionamento com o/a teu/tua parceiro/a pode ajudar na resolução do problema.
  • Prepara um orçamento, mais do que nunca o orçamento é importante para controlares as tuas despesas e recuperares a tua saúde financeira.
  • Contacta o teu banco: podes falar com o teu banco e tentar perceber como te podem ajudar a impedir que fiques numa situação de incumprimento. Ou contactar um intermediário de crédito.

3. Reforma

Cada vez mais se fala da importância da preparação para a reforma, sendo que a Comissão Europeia já anunciou que quem se reformar a partir de 2050 terá a sua reforma reduzida para metade.

Esta situação causa ansiedade a muitas pessoas. Além de estarmos a passar por uma crise económica, o custo de vida é cada vez maior e, assim, perante este cenário, adia-se a preparação. O dinheiro é sempre necessário para outras situações e é difícil para muitos começar um planeamento.

É percetível, também, ver que muitos idosos têm cada vez mais dificuldades em pedir apoio domiciliário ou mudar-se para um lar, dado os custos insustentáveis para um casal.

Para evitar, mais para a frente, preocupações, pensa onde poderás investir para preparar a tua reforma para que possas ter sempre acesso a cuidados de saúde, apoio domiciliário, estadia num lar e, ainda, poder ajudar os filhos.

4. Desemprego

O fundo de emergência é a boia de salvação em caso de desemprego. Se não o tiveres, ficar sem o teu salário mensal é ficar impossibilitado de cumprir as tuas obrigações financeiras, levando-te a desenvolver sérios problemas.

A urgência de procurar um novo emprego vai obrigar-te a aceitar qualquer situação, sem ter em conta a tua carreira profissional.

Deves calcular quanto dinheiro tens e até quando poderá durar. Muda o teu estilo de vida e evita usar o cartão de crédito.

5. Despesas familiares

Com a inflação, perdes poder de compra. O aumento dos preços sobrecarrega o orçamento familiar com despesas do dia a dia, como as idas ao supermercado, os abastecimentos de combustível e os custos com a habitação.

Não ser capaz de controlar todas as despesas é uma dor financeira. Pode deixar-te com raiva, vergonha e/ou medo.

6. Falta de conhecimento

As más escolhas financeiras e as dificuldades pelas quais passaste podem ser a origem das tuas dores financeiras.

Sem conhecimento, as decisões são feitas de modo aleatório e com base nas últimas notícias divulgadas nos meios de comunicação. Estas decisões podem não ir ao encontro da tua situação financeira.

Conclusão

As dores financeiras são resultantes de preocupações e/ou ansiedade financeira. Tratam-se, no geral, de consequências de uma má gestão financeira.

As 6 circunstâncias que te levam a estas situações são sempre evitáveis com boas decisões financeiras e bom planeamento e, claro, com a construção de um fundo de emergência e um plano de reforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida