As Red Flags da compra de uma casa

A compra de uma casa é um grande passo e um investimento significativo que representa um grande esforço financeiro. E, antes, de tomares uma decisão, é preciso identificar se existem possíveis problemas, ou seja, “Red Flags”, os sinais de alerta que te ajudam a evitar armadilhas.

Sabes o que deves observar antes da compra de uma casa?
Sabes o que deves observar antes da compra de uma casa?

Menu do artigo

São 7 as Red Flags que te apresento, mas aconselho a que visites a casa acompanhado por um técnico ou especialista que saiba identificar problemas, porque às vezes estes não são fáceis de encontrar.

Sinais de problemas à vista na compra de uma casa

1. Estado da casa

Quando visitas uma casa a primeira observação que fazes é a dos espaços e como te imaginas a viver neles. Tem casas de banho suficientes, quais são os quartos e os que se podem tornar escritório ou sala? São muitas as questões que podem surgir, mas a principal a que tens de estar atento é a condição da casa/propriedade.

Muitos vendedores podem omitir problemas significativos ou, simplesmente, não estarem cientes destes. Se não te aperceberes destes podes vir a ter custos inesperados como, reparações, pintura interior ou exterior, mudança de canalização ou pavimento, entre outros.

Pensa duas vezes antes de comprar uma casa ou apartamento.

2. Defeito na casa e nas portas

Já estiveste numa casa em que a porta estava empenada? Ou que não fecha? Pode ser um problema da estrutura e a moldura da porta está fora do esquadro.

Muitos proprietários resolvem o problema cortando um pouco da parte superior ou inferior da porta para que esta volte a fechar. Por isso, observa bem as portas das divisões e mesmo que estas fechem, é melhor repensar a compra.

Qual será o problema da casa, porque sofreu um deslocamento e será que irá piorar?

3. Parede lisa ou com rachas

Todas as casas apresentam rachas, mas é preciso saber diferenciá-las. Se for uma racha fina poderá não ser um problema, a Red Flag a que tens de estar mesmo atento se considerares a compra de uma casa é se a racha for uma fissura ou se já tiver sido corrigida.

Indica que a fundação da casa está instável e é preciso contratar um engenheiro para analisar a habitação. Problemas nas paredes, no alicerce ou no telhado são geralmente caros e difíceis de resolver.

Uma má compra de uma casa pode significar um problema financeiro e um passo atrás nas tuas metas financeiras
Uma má compra de uma casa pode significar um problema financeiro e um passo atrás nas tuas metas financeiras

4. Mancha no teto e bolor

O bolor resulta de ambientes húmidos e pode indicar um problema para a restante casa. Representa, também, mais cuidados a ter com as divisões que devem ser limpas e arejadas com regularidade.

No entanto, muitas vezes isso não é possível, porque pode descobrir-se que existe alguma fuga de água ou problemas no telhado.

Independentemente da situação, é preciso ter a noção que estes ambientes contribuem para doenças respiratórias e agravam o estado de saúde de uma pessoa.

5. Tinta fresca

É normal o proprietário, antes de vender a casa, pintar para agradar e convencer futuros compradores a adquirir o imóvel.

Mas se notares tinta fresca pintada aleatoriamente em diferentes locais, pode significar que tentaram esconder alguma coisa, nomeadamente, manchas de água.

O mesmo acontece com odores, cheiros fortes a perfume ou incenso, significa que se quer ocultar alguma coisa.

É necessário questionar o proprietário ou o vendedor para perceber as suas razões, antes de se avançar com a compra.

6. Problema com a eletricidade e canalização

A eletricidade e a canalização são dois serviços essenciais numa casa. Se um ou outro tiverem problemas pode prejudicar as tuas finanças, ao tentares procurar soluções que irão afetar a construção da casa, pois exige partir a parede ou o chão.

Está atento à pressão da água, canos defeituosos e ano de construção da habitação. Os canos podem ter fugas devido à idade, assim como a eletricidade ter um sistema desatualizado e as luzes tremeluzirem ou os disjuntores dispararem com frequência.

Corres o risco de incêndio.

7. Modificação DIY

Alguns proprietários fazem as suas próprias reparações, mas como não têm conhecimento necessário podem estragar mais do que arranjar.

Podem, por exemplo, utilizar terreno à volta sem legalizar ou o teu quintal te problemas de escoamento.

Os problemas numa casa podem surgir muito depois de feita a sua compra
Os problemas numa casa podem surgir muito depois de feita a sua compra

Dica para a compra de uma casa

A melhor altura para procurar casa é na primavera, por causa da luz natural. No outono, com os dias mais curtos, não te apercebes se a habitação recebe muita ou pouca luz e esta é essencial para evitar a humidade.

Por outro lado, procurar no outono e inverno ajuda a identificar mais rapidamente se a casa sofre com a humidade, levando a desenvolver bolor ou problemas com a infiltrações.

Conclusão

A compra de uma casa é um processo esgotante onde é preciso dar vários passos, desde a procura, à negociação e ao pedido de crédito. Mas à medida que se vê casas é necessário redobrar a atenção ao pormenor e não apressar o processo.

Não queres ir de um sonho a um pesadelo financeiro. E, até, casas novas podem apresentar estas questões, o bairro não ser o mais adequado ou o condomínio apresentar entraves.

O que vês pode não representar um problema imediatamente, mas mais tarde poderás ver-te enredado num problema financeiro. Ignorar é o mesmo que comprometer a tua segurança e a habitabilidade da propriedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

PatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamíliaPatrimónioFamília