Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Todos os anos o objetivo é sempre fazer melhor que no ano anterior. E, por isso, a Dona Poupança decidiu preparar algumas dicas de poupança que nunca são de mais saber.
Durante a pandemia as famílias portuguesas pouparam, mas após o fim da quarentena, o consumo voltou desenfreado. A inflação colocou um travão, mas já era tarde demais. A poupança tem vindo a baixar com a crise económica.
E o desemprego continua a ser uma preocupação. Desta forma, o fundo de emergência tem um papel fundamental nestas situações. Poderá sustentar a família num momento de desespero. É fácil perceber como a poupança é necessária, mas é compreensível que com todas as dificuldades e os salários baixos, seja difícil poupar.
Reveja a seguir várias dicas para melhorar a poupança mensal.
Todos os negócios, antes do ano terminar, preparam um orçamento para o próximo ano e eliminam despesas desnecessárias.
É o que terá de fazer para conseguir no próximo ano poupar mais e gastar menos.
Deve eliminar tudo o que signifique consumo:
Procure planear muito bem as férias, a ida ao cabeleireiro, à esteticista, os presentes e as festas (aniversários, carnaval, páscoa, natal, réveillon). Analise se precisa de recorrer aos serviços de um ginásio, clube onde esteja inscrito e outras atividades sociais.
Repense ainda os serviços que tem em casa de televisão, telemóvel, entre outros. Renegoceie com as operadoras, pede orçamento a outras e compare preços. Faça o mesmo com os teus seguros e créditos junto de profissionais capazes e entendedores do assunto.
Por casa deve ter muitos objetos que já não utiliza. É normal ter alguma dificuldade em se desfazer de algo em que gastou dinheiro e manter por culpa. Mas se não usa e o dinheiro foi gasto, está aqui a oportunidade de ganhar alguma coisa.
Vender produtos em segunda mão é uma forma de ir buscar valor a algo e não perder se simplesmente deitasses no lixo ou na reciclagem.
Às vezes, outra opção é oferecer como presente, caso esteja em bom estado. O que já não quiser, outros precisam e darão uma nova vida.
Objetos como:
Podem ser colocados à venda em sites como o OLX e Vinted. Faça dinheiro e fique de consciência tranquila ao saber que nada foi desperdiçado.
Uma maneira de ter as poupanças seguras é investir em produtos de capital garantido, ou seja, sem risco.
Seja num depósito a prazo, Plano Poupança Reforma ou Certificado de Aforro o dinheiro que lá colocar ficará inacessível durante um período acordado. A poupança irá crescer e ficará sem a hipótese de o gastar.
É dinheiro que tem, mas, ao mesmo tempo, é como se não tivesse. Por vezes, para não cair nas armadilhas das compras impulsivas, temos de guardar o dinheiro de nós próprios.
Poupar muitas vezes é um hábito de que esquecemos de colocar em prática, por diversas razões, como ter preguiça de fazer a transferência, demasiadas despesas, situações inesperadas, vontade de gastar dinheiro.
Mas se tiver transferências agendadas torna-se mais fácil. Questione o seu banco como funciona e se gostar da ideia é uma boa solução para poupar todos os meses. É uma dica de poupança muito aconselhada pela nossa marca, assim como poupar logo no início do mês. Se optar pelo final do mês o que acontece é que correrá o risco de já não ter dinheiro para poupar.
Se já está numa fase em que poupar é para si um super poder então está na hora de maximizar as suas poupanças. E tudo passa por ter três coisas:
Ser um poupador significa ter sempre um orçamento familiar atualizado para poder tomar decisões, objetivos financeiros que te motivem e guardar dinheiro para um fundo de emergência.
O fundo de emergência, idealmente, deve ter o suficiente para cobrir as tuas despesas de 3 a 6 meses, embora o valor não seja realista para muitas famílias, o mais importante é ir poupando. Poupar é um hábito. Uma tarefa árdua. Um bicho de sete cabeças.
À medida que for poupando vai perceber o quanto melhora o sei dia a dia. Sentir-se-á mais seguro. Se acontecer alguma coisa sabes que podes enfrentar o problema, sem recorrer ao plafon do cartão de crédito e, assim, fazeres uma dívida.
Existem muitas dicas para poupar, mas a melhor é quando decidir investigar de como podes fazê-lo, questionar para onde vai o teu dinheiro, como podes poupar com aquele serviço, aproveitar promoções e falar com profissionais da área dos seguros e créditos que vão ajudar-te a poupar.
Partilhe este conteúdo
Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!
Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.
Aprenda a expressar desejos financeiros sem culpa: descubra como comunicar as suas necessidades monetárias de forma saudável e sem repressões. Leia mais!
Descubra como a regra 50/30/20 pode ajudar a gerir melhor o seu orçamento e aumentar as suas poupanças. Leia mais e comece a aplicar já!