Taxa de poupança em Portugal

Nos últimos tempos em quase todos os meios de comunicação se fala na Taxa de Poupança em Portugal.

Como temos vindo a reparar esta taxa tanto sobe, como desce. Depende muito das famílias portuguesas e da estabilidade económica. Infelizmente vivemos cada vez mais tempos incertos.

Com as taxas de juro baixas, colocar as poupanças em depósitos a prazo é perder dinheiro, mas também o é, se não for investido. Com a inflação, o que acontece ao dinheiro que temos poupado? Perde valor.

Taxa de poupança em Portugal
Taxa de poupança em Portugal: Inflação e desvalorização

Porque está tão baixa a Taxa de Poupança em Portugal

O ano em que chegou a COVID-19 e os portugueses tiveram de ficar em quarentena a taxa de poupança subiu. Desde 1999 que os portugueses não poupavam o seu rendimento, sendo que, só em 2002 tinha sido registado,13,8%, a maior subida, altura em que foi introduzido o euro no país.

A poupança subiu por causa do consumo. Os portugueses, não podendo deslocar-se ou fazer compras, pouparam com a pandemia. No entanto, com o fim da quarentena houve uma corrida desenfreada ao consumo e ao entretenimento.

As viagens que não se fizeram em dois anos, começaram a ser feitas. Os bens que não se compraram foram comprados com corridas aos saldos.

Sem pouparem, os portugueses tornaram-se vulneráveis. A crescente inflação e uma guerra trazem-nos a maior crise económica dos últimos anos e a maioria das famílias portuguesas não está preparada porque Portugal está como último no ranking de literacia financeira.

Com a inflação as poupanças estão a desvalorizar, porque se não poupares com regularidade, não consegues acompanhar o poder de compra. E, apesar de não veres o dinheiro a diminuir na tua conta poupança, deixas de conseguir comprar o que queres com esse valor, porque já valerá um preço superior.

  • Os benefícios de investir

Investir num produto financeiro sem capital garantido é um risco, por isso deves procurar aprender como podes fazê-lo em segurança. Um dos segredos é teres mais do que um investimento, contanto que tens sempre o teu fundo de emergência.

O segundo aspeto que deves ter em consideração são os juros compostos. Escrevi um artigo sobre o tema para te ajudar. Sabe tudo aqui.

Taxa de poupança: enfrentar os tempos de crise

1. Fundo de emergência

Quando se começa a falar em crise, nos despedimentos a aumentarem ou o teu salário fica em perigo é o fundo de emergência que te vai ajudar a ultrapassar todas as dificuldades.

É a prancha para surfares uma crise económica e é também, o apoio a que recorres caso tenhas feito más decisões financeiras.

  • 3 a 6 meses

Soma as tuas despesas essenciais de um mês e multiplica esse valor por três ou seis.

Obtens o valor que deve ter o teu fundo de emergência. Este fundo será útil se:

  • És jovens e está tudo bem com a tua saúde;
  • Não tens dívidas;
  • Ainda vives com os teus pais ou partilhas custos com a habitação;
  • Não tens grandes custos de manutenção com o teu carro;
  • Se ficares desempregado, facilmente encontras outro emprego;
  • Não tens filhos ou dependentes;
  • Tens sempre alguém a quem podes recorrer em caso de problemas financeiros.

12 meses

É aconselhável que tenhas, igualmente, um outro fundo de emergência, equivalente ao teu salário em 12 meses.

A quantia pode assustar, mas não é para ser feito logo, mas aos poucos, como um processo em andamento. O mais importante é desenvolver o hábito de poupar.

Estas são algumas razões para começares a construir o teu fundo de emergência de 12 meses:

  • É difícil encontrar um novo emprego, se fores despedido;
  • Tens dívidas (Crédito Hábitação; Prestação do carro);
  • Seguros;
  • Tens filhos.

2. Como poupar

Começa a poupar:

  • Poupa com objetivos em mente

Queres construir o teu fundo de emergência (3 a 6 meses). Define um valor consoante a tua situação financeira e que seja possível colocar de lado com este objetivo.

  • Início do mês

Vais ter mais sucesso se todos os meses, assim que recebes o salário, poupares 10 a 20%.

  • Rendimento extra

Poupas mais rápido se encontrares trabalho extra. Pode ser uma atividade que gostas de desempenhar, como um hobbie, mas que traz lucro.

  • Compras no supermercado

A alimentação faz parte da nossa vida e existência. É o que nos dá energia e nos traz prazer, mas os preços aumentaram bastante. Por isso tens que optar por uma boa alimentação, essencial para viveres. Escrevi um artigo que te vai ajudar a poupar.

  • Poupar em eletricidade

Os aparelhos ligados à luz vão fazer toda a diferença no final do mês. Mas pequenos gestos podem fazer a diferença. Descobre o que podes fazer com o meu artigo.

  • Fazer contas à pandemia

Quando ficamos em quarentena não gastamos dinheiro em certos produtos ou serviços. Já fizeste as contas? Quanto poupaste? Acho que acabaste de descobrir como poupar mais nos próximos meses.

A melhor atitude em relação ao teu dinheiro é aquela que escolhes fazer.

 

Acelera os teus resultados com consistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida