logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor
IRS: declarar os rendimentos

Ano novo, vida financeira nova

O dinheiro representa, para muitas pessoas, o sucesso pessoal e profissional. Neste princípio, tem 365 novas oportunidades para começar de novo. Concentre os seus esforços para melhorar as suas finanças pessoais.

Comece por acreditar que pode melhorar as suas finanças pessoais

O novo ano vem aí em força e chegou a altura de ser mais crítico em relação às suas finanças pessoais. Com o mindset certo, pode enfrentar todas as dificuldades e obstáculos. Precisa de muito foco, conhecimento e ação.

Começar de novo nas finanças pessoais

Comece um novo ano a desenvolver uma vida financeira nova. Por isso, siga estas 5 ações.

1 - Procurar boas influências

As pessoas são as mesmas, mas vão mudando com a atitude perante a vida e os desafios que decidem aceitar. Estas são oportunidades que fazem crescer e desenvolver.

Conheça pessoas que tragam novas perspetivas e ideias. Pessoas com vontade de arriscar, de perguntar e de conhecer. Leia livros, ouve podcasts, veja documentários e começará a notar que está diferente. Mais ousado. Mais corajoso. Com mais vontade de falar sobre o que lhe apaixona. Arrisque nos seus sonhos. Saiba como ganhar dinheiro online.

2 - Refletir

Hoje é um bom dia para pensares em ti.

Escreve num caderno sobre as suas finanças pessoais. Questiona-te.

  • Como posso fazer com que o meu dinheiro trabalhe para mim?
  • Que bons exemplos vejo na minha família que queira aplicar na minha gestão das finanças pessoais?
  • Como os meus pais fazem a gestão do seu dinheiro?
  • Como posso orientar a minha vida de maneira a não me endividar?
  • O que quero do dinheiro?
  • Que sonhos tenho por realizar?
  • Como garanto a minha reforma?

Estas são apenas algumas perguntas que pode fazer a si próprio. Pode acrescentar outras. Não deixe este exercício para amanhã.

3 - Investir

Investir é algo que deixa as pessoas apreensivas quando é a primeira vez. É uma novidade e um teste. Por isso, é sugerido que se invista pouco de cada vez e que se diversifique a carteira de investidor.

Os investimentos devem ser feitos com conhecimento e, preferencialmente, acompanhamento profissional. Procure ajuda ou invista em fundos de investimento, ou em produtos que acumulem dinheiro com os anos (juros compostos). A UniPeople, parceira da Dona Poupança, tem especialistas financeiros que podem orientar e ajudar a dar o próximo passo nas suas finanças pessoais.

4 - Subir até ao topo

Quem disse que sonhar torna os desejos irreais? Sonhar dá esperança e força para lutar pelo que quer. Neste novo ano, sonhe muito com o futuro que quer para si. Para ter tudo o que quiser.  Pode pensar na independência financeira para dedicar-se a coisas que gostava de fazer, mas que não pode por falta de tempo. O sonho alimenta a vida, certo?

Para subir ao topo, deve ter primeiro saúde financeira. Construa ou reforce o seu fundo de emergência. Este é a base para tudo o que faz, porque, em caso de imprevisto, tem essa reserva. Os seguros, também são importantes, porque são onde assegura que nada falta em caso de acidente (seguro automóvel), invalidez (seguro de vida) ou saúde (seguro de saúde).

5 - Tudo é possível

Independentemente dos seus rendimentos, quer esteja a receber o salário mínimo ou um salário competitivo, são os seus hábitos financeiros que te caracterizam. Há pessoas que ultrapassaram obstáculos muito complicados, mas alcançaram o sucesso financeiro, apesar de tudo. É possível. Tenha, em si, um pensamento positivo:

  • Quando achar que não merece aquele aumento salarial, pense: que só tem de mostrar o seu trabalho e, se recusarem, sabe o que merece na mesma. Reconheça o seu valor. Tente novamente. Procure novas oportunidades.
  • Se estiver preso na corrida dos ratos, de salário em salário, pense: só precisa de se organizar melhor. Fazer o seu orçamento familiar, definir objetivos e metas que quer alcançar e reduzir despesas variáveis.
  • Quando sentir que é um fracasso e nada resulta, pense: não é um fracasso. Todos erram e aprendem com os erros. Amanhã fará melhor. Falhar faz parte e é uma aprendizagem.
  • O meu familiar ou amigo é mais bem-sucedido, pense: não se deve comparar a ninguém. Todos vêem o sucesso de perspetivas diferentes.

Dê o primeiro passo para alcançar o que deseja. Comece um novo ano com vontade de recomeçar e de melhorar as suas finanças pessoais, são 365 novas oportunidades. Deixe para trás as crenças que o limitam e de pensamentos que o condicionam.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top