Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Quando vivemos tempos difíceis, a melhor forma de os ultrapassar é com organização. Se os preços aumentam, criar rotinas nas compras é a melhor arma contra a inflação.
Mesmo com a criação de um orçamento dedicado para compras, controlar o quanto se gasta não é fácil. Este é um desafio para todas as famílias. Como nos foi indicado em fevereiro deste ano, a alimentação custa 13,6% do salário mínimo. Portugal está em 16.º lugar numa lista de 64 países analisados.
A situação piorou bastante desde o início do ano, porque a notícia ainda está focada nas repercussões económicas que a COVID-19 nos trouxe.
Estamos, atualmente, numa bola de neve que, desde que começou a rolar, tem vindo a aumentar sem parar. E, parece, que nada a consegue travar de crescer.
Se quando a inflação subiu, em março, já se falava no aumento da energia e alimentos em Portugal desde 1994, então temos de olhar para trás, encontrar o porquê destes aumentos e perceber como tudo começa.
As rotinas são essenciais em todas as áreas para uma melhor organização. Nas compras não é diferente.
Se estabelecer rotinas quando for às compras, pode poupar. É este o objetivo: gastar apenas o que pode e não ultrapassar esse valor. Defina um dia da semana para ir às compras. Durante o resto do ano, mantenha-se fiel a esse dia. Comece sempre pelos produtos mais importantes, por exemplo, fruta e legumes.
Escolha também um supermercado. Não vá de supermercado em supermercado à procura dos melhores preços. Só gastará combustível e tempo. No final, vai ver que o esforço não compensa, porque acaba por pagar mais. Descubra aqui como os supermercados levam a comprar mais.
Ter uma rotina alimentar, ajuda a fazer a seleção dos produtos que tem de comprar.
As rotinas facilitam as compras. Por exemplo, se come mais legumes, então estes vão estar sempre presentes nas suas refeições. E se cozinhar de forma simples, não precisa de comprar molhos ou natas.
Todos os fins de semana organize as refeições da semana. Pode decidir que todas as segundas é dia de grelhados ou que às quartas-feiras é dia de frango assado, para utilizar os restos no jantar.
Ao criar uma rotina nas compras, a lista será sempre a mesma. Terá de ter em atenção certos produtos que não se gastam em uma semana, mas de resto vai notar que compra sempre as mesmas coisas. Vão sempre existir exceções. Quando queremos algo que não é usual comprarmos, como doces ou salgados.
Por outro lado, existe outra forma de nos apercebermos do que costumamos comprar. Os cupões dos supermercados são gerados consoante os seus gostos. Repare que tem sempre promoções para os seus produtos favoritos.
No entanto, tenha em atenção que o objetivo dos cupões é levá-lo a ir mais vezes ao supermercado. Parece uma oferta, mas pode acabar por se tornar numa armadilha ao gastar mais dinheiro. Utilize os cupões de forma estratégica e em seu benefício.
Ao fazer compras regulares, sabe o que vai consumir. No entanto, se for de mês em mês, tem de supor que vai comer, o que pode levar ao desperdício alimentar.
Uma outra vantagem de fazer compras mais vezes é a de não gastar uma soma elevada.
Quando se cria rotinas nas compras, já sabe onde se dirigir e o que comprar. Diria que até deixa de precisar de utilizar uma lista de compras.
Os produtos que devem fazer sempre parte do teu carrinho porque duram mais tempo em casa, têm várias utilidades e são mais baratos:
Considere estes alimentos como os seus essenciais.
Partilhe este conteúdo
Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!
Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.
Saiba como funciona o prémio de valorização salarial. Aproveite este benefício e planeie as suas finanças. Descubra mais no artigo.
Ensine finanças pessoais às crianças com estas dicas práticas. Prepare os pequenos para um futuro financeiro saudável e responsável. Saiba mais aqui!