Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Todos devem adotar boas práticas na poupança energética. Quando se fala em poupança, esta não é exclusiva às famílias. Não se pode ignorar que as empresas têm de repensar prioridades e serem mais responsáveis pelo que acontece com os gastos energéticos.
Houve uma notícia em dezembro de 2022 que afirmava que a Nestlé ia ter em conta a adoção de boas práticas na poupança energética e pretende atingir a neutralidade carbónica até 2050. Não só está a implementar este objetivo em contexto profissional, em escritórios e fábricas, como a incentivar os colaboradores a fazer o mesmo na sua vida pessoal.
Quando uma empresa dá um passo, muitas se seguirão e outras que já faziam vão ter, igualmente, destaque pelo seu trabalho. Porque não é fácil dar o passo. Mas a mudança representa pensar no futuro, na vida e na sustentabilidade ambiental.
Cada pessoa não se deve distrair sobre o que é melhor para ela. Poupar, ganhar mais conhecimento sobre literacia financeira, vai mais do que tudo, provar que o conhecimento é a maior riqueza.
As casas, as lojas e as fábricas, muitas vezes, acabam por consumir mais energia do que o necessário. Ter um consumo energético eficiente permite utilizar menos energia e poupar na fatura. Todos podem fazer a diferença.
Na Nestlé, por exemplo, toda a sua energia elétrica é proveniente de fontes renováveis certificadas. Esta energia significa que é gerada de energia solar e eólica, ou de distribuição limpa, como a combinação de calor e energia. Desta forma, consegue poupar, reduzir o impacto ambiental e fazer um maior controlo da utilização da energia.
Todos têm o dever de fazer melhores escolhas energéticas. Conheça as 8 boas práticas para a poupança energética.
Para contribuir para a poupança energética, pode utilizar estas técnicas para manter a sua casa quente:
Aplique estas dicas para manter a sua casa mais quente nas estações frias.
Tem aparelhos que precisam ficar ligados por determinado tempo? É o caso, por exemplo, de quem tem aquários. Estas famílias utilizam fichas inteligentes para desligarem a luz do aquário, a uma determinada hora.
As fichas inteligentes monitorizam e controlam automaticamente a iluminação, aquecimento, ou qualquer outro aparelho elétrico ligado em casa. É uma grande ajuda para não ter de ir puxar a ficha da tomada de eletricidade.
Pode reduzir o consumo de energia se optar pelo uso de luzes LED, porque poupa 80% de energia do que se utilizar uma iluminação standard.
Da máquina de lavar loiça/roupa ao frigorífico, pode poupar se comprar eletrodomésticos com a classe de eficiência energética. Melhorará a eficiência energética na sua casa com eletrodomésticos “A” considerados os mais eficientes e económicos.
Aprender a medir os consumos elétricos, dá-lhe mais vantagens nas escolhas dos eletrodomésticos e ajuda-lhe a fazer escolhas de poupança energética.
Se pretender não gastar muita eletricidade e água, as lavagens da máquina da roupa devem ser feitas uma vez por semana. Com um ciclo mais baixo a 30º, por exemplo, poupa mais.
Utilize os ciclos com temperaturas mais altas para lençóis, toalhas e roupa muito suja. É preciso ter em atenção que todos os têxteis precisam de temperaturas diferentes. Utilize a máquina de lavar loiça e roupa só quando estiverem cheias para rentabilizar os gastos.
Na sua casa, tem o hábito de deixar os aparelhos ligados à corrente elétrica? Pode poupar até 20% no consumo da eletricidade com o simples gesto de puxar a ficha da tomada.
A box e a televisão que ficam em standby, luzes acesas em divisões onde não está ninguém, smartphones e tablets que ficam eternamente a carregar, são exemplos das perdas de energia na sua casa. A poupança energética, por vezes, resulta apenas de pequenos gestos.
Pode escolher um fornecedor de energia que comercialize energia de fontes renováveis e limpas. E que essa empresa possibilite-lhe de tornar a sua casa mais sustentável, por exemplo, com a utilização de painéis solares em vez de recorrer ao gás natural (e assim reduz o aquecimento da água).
Os painéis solares ajudam-lhe a poupar na eletricidade a longo termo e facilita a transição de energias poluentes como o gás, caso não tenha o gás natural. Se tem gás natural, descubra como poupar, aqui.
Mudar os hábitos não significa fazer algo radical. Basta desligar, da eletricidade, os eletrodomésticos que não está a utilizar. Também é o pequeno gesto de apagar a luz sempre que sai de uma divisão. É o estender a roupa e deixar secar ao sol, em vez de a colocar na máquina de secar. E utilizar um aparelho para medir a eletricidade de cada eletrodoméstico ou produto elétrico. Assim vai saber onde gasta mais por mês.
As boas práticas na poupança energética começam em cada uma das pessoas. Os hábitos decidem o futuro e fazer pequenas alterações pode fazer toda a diferença.
Partilhe este conteúdo
Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!
Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.
Poupe no Dia dos Namorados: prepare um jantar romântico, planeie atividades a dois e faça uma noite especial. Saiba tudo no artigo que preparámos para si.
Descubra como construir um fundo de emergência eficaz, mesmo com um salário mínimo. Aumente a sua poupança com metas financeiras. Comece agora!