logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Categorias

Popular

Despesas dedutíveis para maximizar o reembolso de IRS
Posso pedir um crédito habitação sendo fiador?
O seguro de vida pesa no crédito habitação: como poupar?
O que é consignação de IRS?
Como consultar as despesas para deduções à coleta em IRS?
Como funciona o Seguro de vida crédito habitação?
Crédito consolidado: quando optar por consolidar créditos?
Seguro de saúde: o que é e como funciona?
Reembolso de IRS: como aumentar o valor a receber?
Transferência de crédito habitação: vantagens em mudar de Banco

A poupança energética também deve ser pensada pelas empresas

Todos devem adotar boas práticas na poupança energética. Quando se fala em poupança, esta não é exclusiva às famílias. Não se pode ignorar que as empresas têm de repensar prioridades e serem mais responsáveis pelo que acontece com os gastos energéticos.

Conheça as 8 dicas para a poupança energética na sua casa

Houve uma notícia em dezembro de 2022 que afirmava que a Nestlé ia ter em conta a adoção de boas práticas na poupança energética e pretende atingir a neutralidade carbónica até 2050. Não só está a implementar este objetivo em contexto profissional, em escritórios e fábricas, como a incentivar os colaboradores a fazer o mesmo na sua vida pessoal.

Hábitos levam a mudanças

Quando uma empresa dá um passo, muitas se seguirão e outras que já faziam vão ter, igualmente, destaque pelo seu trabalho. Porque não é fácil dar o passo. Mas a mudança representa pensar no futuro, na vida e na sustentabilidade ambiental.

Cada pessoa não se deve distrair sobre o que é melhor para ela. Poupar, ganhar mais conhecimento sobre literacia financeira, vai mais do que tudo, provar que o conhecimento é a maior riqueza.

Reduzir o impacto energético e ambiental

As casas, as lojas e as fábricas, muitas vezes, acabam por consumir mais energia do que o necessário. Ter um consumo energético eficiente permite utilizar menos energia e poupar na fatura. Todos podem fazer a diferença.

Na Nestlé, por exemplo, toda a sua energia elétrica é proveniente de fontes renováveis certificadas. Esta energia significa que é gerada de energia solar e eólica, ou de distribuição limpa, como a combinação de calor e energia. Desta forma, consegue poupar, reduzir o impacto ambiental e fazer um maior controlo da utilização da energia.

As boas práticas na poupança energética: na sua casa

Todos têm o dever de fazer melhores escolhas energéticas. Conheça as 8 boas práticas para a poupança energética.

1 - Casa mais quente

Para contribuir para a poupança energética, pode utilizar estas técnicas para manter a sua casa quente:

  • Isolamento de portas e janelas.
  • Mudar os cortinados para térmicos e usar tapetes.
  • Deixar entrar o sol durante o dia e fechar as janelas ao final da tarde.
  • Preservar a temperatura interior com uma divisão aconchegante (os móveis retém calor) e sem paredes nuas (utilizar decoração como quadros, espelhos, entre outros).
  • Usar nas portas (frestas) as almofadas de areia, chamadas “chouriços” para impedir a entrada e fuga do ar.

Aplique estas dicas para manter a sua casa mais quente nas estações frias.

2 - Fichas inteligentes para gestão dos aparelhos elétricos

Tem aparelhos que precisam ficar ligados por determinado tempo? É o caso, por exemplo, de quem tem aquários. Estas famílias utilizam fichas inteligentes para desligarem a luz do aquário, a uma determinada hora.

As fichas inteligentes monitorizam e controlam automaticamente a iluminação, aquecimento, ou qualquer outro aparelho elétrico ligado em casa. É uma grande ajuda para não ter de ir puxar a ficha da tomada de eletricidade.

3 - Tecnologia LED na iluminação

Pode reduzir o consumo de energia se optar pelo uso de luzes LED, porque poupa 80% de energia do que se utilizar uma iluminação standard.

4 - Utilização energeticamente eficiente de máquinas domésticas

Da máquina de lavar loiça/roupa ao frigorífico, pode poupar se comprar eletrodomésticos com a classe de eficiência energética. Melhorará a eficiência energética na sua casa com eletrodomésticos “A” considerados os mais eficientes e económicos.

Aprender a medir os consumos elétricos, dá-lhe mais vantagens nas escolhas dos eletrodomésticos e ajuda-lhe a fazer escolhas de poupança energética.

5 - Lavagens

Se pretender não gastar muita eletricidade e água, as lavagens da máquina da roupa devem ser feitas uma vez por semana. Com um ciclo mais baixo a 30º, por exemplo, poupa mais.

Utilize os ciclos com temperaturas mais altas para lençóis, toalhas e roupa muito suja. É preciso ter em atenção que todos os têxteis precisam de temperaturas diferentes. Utilize a máquina de lavar loiça e roupa só quando estiverem cheias para rentabilizar os gastos.

6 - Desligue as fichas das tomadas

Na sua casa, tem o hábito de deixar os aparelhos ligados à corrente elétrica? Pode poupar até 20% no consumo da eletricidade com o simples gesto de puxar a ficha da tomada.

A box e a televisão que ficam em standby, luzes acesas em divisões onde não está ninguém, smartphones e tablets que ficam eternamente a carregar, são exemplos das perdas de energia na sua casa. A poupança energética, por vezes, resulta apenas de pequenos gestos.

7 - Escolha as energias renováveis e limpas

Pode escolher um fornecedor de energia que comercialize energia de fontes renováveis e limpas. E que essa empresa possibilite-lhe de tornar a sua casa mais sustentável, por exemplo, com a utilização de painéis solares em vez de recorrer ao gás natural (e assim reduz o aquecimento da água).

Os painéis solares ajudam-lhe a poupar na eletricidade a longo termo e facilita a transição de energias poluentes como o gás, caso não tenha o gás natural. Se tem gás natural, descubra como poupar, aqui.

8 - Mude os seus hábitos

Mudar os hábitos não significa fazer algo radical. Basta desligar, da eletricidade, os eletrodomésticos que não está a utilizar. Também é o pequeno gesto de apagar a luz sempre que sai de uma divisão. É o estender a roupa e deixar secar ao sol, em vez de a colocar na máquina de secar. E utilizar um aparelho para medir a eletricidade de cada eletrodoméstico ou produto elétrico. Assim vai saber onde gasta mais por mês.

As boas práticas na poupança energética começam em cada uma das pessoas. Os hábitos decidem o futuro e fazer pequenas alterações pode fazer toda a diferença.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top