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Gerir as subscrições de serviços é essencial para não deixar terminar o contrato sem renegociar. Subscrever um serviço é muito fácil, o problema é quando não renegociamos a tempo e o preço aumenta de um mês para o outro. Existe, também, uma grande pressão feita pela marca para fidelizar o cliente.
Quando subscreve vários serviços vê, igualmente, as despesas do seu mês a aumentarem. Atualmente, existem serviços diferenciados que tentam atrair o cliente com a sua oferta, nomeadamente, um teste gratuito por 30 dias. Mas é preciso que esteja atento às datas em que subscreveu estes serviços para saber quando o período gratuito termina. Pois, se não controlar, vai pagar um despesa inesperada. Saiba ao longo do artigo como fazer uma boa gestão das subscrições de serviços e evite estas situações.
As empresas vendem a subscrição de produtos para que tenha acesso a um determinado serviço, com o objetivo de o fidelizar por 2 anos, pelo menos. Outras, empresas, trabalham com contratos ilimitados, dando ao cliente o poder de continuar com o serviços pelo tempo que quiser.
Existem vários serviços que pode subscrever, como, por exemplo:
Como a maioria das pessoas tem o pagamento por débito direto, esquecem-se do serviço entre as restantes despesas mensais, no caso de não ser utilizado com regularidade. Por isso, mantenha o seu orçamento familiar sempre atualizado e controle as suas despesas fixas e variáveis. Conheça 7 dicas que o vão ajudar a gerir melhor as suas subscrições.
Reveja a seguir algumas dicas sobre como gerir serviços com subscrição mensal.
Quando num serviço tem a oferta de, por exemplo, 30 dias grátis para experimentar e estiver a considerar aderir, a primeira coisa que deves fazer é olhar para o custo de subscrição. Se após esses 30 dias subscrever o serviço, analise quanto irá ficar a pagar mensalmente. Depois faça a conta anualmente. Desta forma, terá uma maior noção de quanto irá gastar para usufruir do serviço. É nesta altura que deverá também olhar para o seu orçamento e tentar perceber se é uma despesa que quer ter.
Muitas vezes fazemos compras sem pensar. Ficamos sobrecarregados de despesas, não conseguimos poupar.
Mais tarde poderemos ter dificuldades financeiras e contrair dívidas. É a corrida dos ratos.
Muitos dos serviços subscritos, depois de serem utilizados nos primeiros dias, ficam sem utilização. Quando isso acontece acabam esquecidos, mas paga todos os meses por algo que já não te faz falta. É importante que quando um período de fidelização esteja a terminar, se considere se queremos continuar ou não. Caso não exista fidelização e não utilize regularmente o serviço, o melhor será cancelar imediatamente.
Antes de aceitares quaisquer condições ou assinares contratos, deves ler com muita atenção os termos de utilização do serviço. No documento está explícito como podes aderir, como é feita a faturação ou o cancelamento do serviço. Vê os Termos de Utilização da Netflix, serviço de streaming de séries e filmes, para teres uma ideia. É nos termos de utilização que encontras as formas de pagamento e os preços da adesão. Caso haja algum problema deves sempre saber quais são os teus direitos e deveres.
Alguns formulários podem já ter informação pré-preenchida, por isso deve ter atenção. Confirme se está tudo correto e se é o que queres. Nunca subscreva nada que já está preenchido automaticamente, porque pode conter erros.
Quando lhe oferecem períodos grátis, tem que ter em atenção aos seguintes aspectos:
Estes são pontos a ter em atenção, caso esteja num período grátis. Cancele imediatamente o serviço, caso não queira continuar a usar.
Alguns serviços têm notificações de alerta de fim de período grátis ou quando o contrato está a terminar, mas na sua maioria estas notificações não existem, pois caso o cliente se esqueça quem beneficia é a empresa. Dado a situação e de maneira a gerir as subscrições de serviços aponta no calendário do teu smartphone as datas importantes. Ou num papel. É importante que o novo ciclo de pagamento não comece antes de cancelares ou renegociares.
As empresas quando sofrem alterações nos seus preçarios enviam informações ao cliente com os novos preços. Está atento ao e-mail, correio, porque pode ser enviado por carta, e mensagens no telemóvel.
Caso receba mensagens no smartphone ou e-mail com link a solicitar alteração de dados, entre outros, tem atenção porque pode ser um ataque de phishing.
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