logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor
IRS: declarar os rendimentos

Reduza os consumos com uma poupança de dados móveis

A poupança de dados móveis é feita de 3 formas: nas aplicações de vídeo como YouTube ou Netflix baixando a qualidade do conteúdo, nas aplicações de áudio como Spotify, com a redução da qualidade da música. Nas redes sociais, por outro lado, tem as opções de poupança de dados nas configurações. Saiba mais.

Faça uma boa gestão da poupança de dados móveis

A primeira coisa que deve saber é que a maioria das aplicações que descarregamos consomem dados, e por vezes até quando não estão a ser usadas. É por isso que deve excluir as aplicações que não usa e fechar todas as que estão abertas em 2 plano. Continue a ler o artigo e saiba mais sobre a poupança de dados móveis.

A poupança de dados móveis

A maioria das aplicações dos nossos dispositivos conectam-se à internet mesmo que não saibamos, sendo os serviços de streaming (aqueles que usamos para assistir vídeos e ouvir música) que mais dados consomem.

Por esse motivo, devemos ter em consideração que podemos usar o nosso dispositivo para poupar dados. Se normalmente só usa o seu smartphone para falar ao telefone e de vez em quando usa o WhatsApp, é mais provável que uma tarifa com 1 GB de dados seja mais que suficiente.

No entanto, se gosta de usar o seu smartphone para assistir vídeos no YouTube, desfrutar de séries e filmes na Netflix ou na plataforma HBO, ou ouvir música no Spotify, precisará de uma tarifa em à volta de 15 GB para não ficar sem dados ao ver apenas 2 episódios da sua série favorita.

Conheça mais dicas.

Como poupar dados de forma simples

Tendo em consideração todos os itens acima e conhecendo mais ou menos os dados necessários, dependendo de como usa o seu telefone, explicamos-lhe que dicas pode seguir para poupar nos dados da sua tarifa.

1 - Poupar dados móveis no Youtube

No caso do YouTube, a maneira mais fácil e rápida de poupar dados é reduzir a qualidade da reprodução. Assistir aos vídeos do YouTube em HD consome muitos megas, pelo que diminuir a qualidade permite poupar uma grande quantidade de dados todos os meses.

2 - Reduzir o consumo de dados na Netflix

Ver a sua série favorita na Netflix através do smartphone usando dados móveis consome 3 GB de dados por hora visualizados em HD e 7 GB em Ultra HD. Fazer o download e transmitir um capítulo também consome os mesmos GB.

Por isso, recomendamos que, tal como no YouTube, diminua a qualidade da reprodução. Uma hora de reprodução de uma série ou filme na definição standard consome cerca de 0,7 GB. Além disso, se quiser descarregar uma série, tem de fazê-lo através da rede Wi-Fi.

Para configurar o uso de dados móveis na aplicação da Netflix, selecione a opção poupar dados para ver 6 horas de conteúdo consumindo apenas 1 GB.

3 - Consumir menos dados no Spotify

Se desejar poupar no consumo de dados no Spotify, pode reduzir a quantidade de megas que a aplicação consome na secção de configurações.

Selecione a opção poupança de dados para diminuir o número de imagens exibidas e reduzir um pouco a qualidade do som. Dessa forma, pode manter um baixo consumo de dados enquanto ouve as músicas que mais gosta.

4 - Usar menos dados nas redes sociais

Poupar dados ao usar as nossas redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram… é muito fácil. A maioria dessas redes sociais oferecem a opção de controlar seu consumo.

Para tal, tem que aceder às configurações de cada uma destas apps. Uma vez dentro da secção de configuração, escolha a opção: uso de dados ou poupança de dados e ative as diferentes opções disponíveis (quanto mais escolheres, mais dados poupas).

No caso do Instagram, os passos a seguir são os seguintes: Configurações > Conta > Uso de dados móveis.

Poupar com pequenas ações

Ainda que estas dicas possam parecer muito básicas, na verdade ajudam a poupar dados e dinheiro. Vivemos num mundo cada vez mais digital, e conectados praticamente 24 horas por dia, o que faz aumentar o consumo de dados móveis.

São muitas as ocasiões em que acabam cedo demais, levando a ter que efetuar pagamentos adicionais de pacotes de dados móveis. Feitas as contas, o gasto com a fatura da internet dispara.

Deve analisar se está a fazer uma boa utilização do seu smartphone e do que gasta para que possa assistir aos seus filmes favoritos ou ouvir as músicas que mais gosta. Repense o seu estilo de vida.

Já aplicou alguma destas dicas para reduzir o consumo de dados móveis? Partilhe connosco nos comentários. Visite o blog da Dona Poupança e continue a aprender mais todos os dias.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top