logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor
IRS: declarar os rendimentos

Aprender a poupar com o seu animal de estimação

É possível poupar com o seu animal de estimação, aprenda a fazê-lo para lhe poder dar boa comida e cuidados veterinários.

Conheça formas de poupança

Assim como pode estar a poupar quando vai ao supermercado ou hipermercado, tem que arranjar estratégias para que a subida de preços não tenha impacto no seu animal de estimação.

Poupe com o seu animal de estimação

Poupar com o animal de estimação deve começar pela adoção. Adotar não é apenas uma questão financeira, é dar um lar e amor a um cão ou gato que foi abandonado. Os canis asseguram a saúde do animal, o chip e a operação de esterilização. O que pedem, aos futuros donos, é um pagamento simbólico ou comida, entre outros acessórios para o canil ou gatil. Confira estas dicas para poupar.

1 -Raça e porte

Quando vai adotar tem de ter em atenção à raça, se é de porte grande, médio ou pequeno. A razão é que tem influência nos seus gastos, principalmente na comida. É como ter mais um membro da família sentado à mesa e os animais precisam de comida própria com muitas vitaminas e nutrientes. A comida vai tornar o pêlo mais sedoso e brilhante, impedir que tenha problemas urinários ou digestivos.

2 - Seguro

Ir regularmente ao veterinário é fundamental para assegurar a saúde e o bem-estar do seu melhor amigo. Como cuidadores, é um dever garantir que tem sempre as vacinas em ordem e que, em qualquer situação, é seguido por um veterinário. Os preços podem ser elevados, dependendo do tratamento, do internamento e outros.

Com um seguro, a consulta e os tratamentos ficam com um preço mais acessível. Se pretende fazer uma simulação do seguro para o seu animal de estimação, fale com a parceira da Dona Poupança, a UniPeople, que lhe ajudará em tudo o que precisar.

3 - Cama

Muitos donos, como é natural, querem mimar o seu animal de estimação. O que pode acontecer é que, tudo o que veem, compram, sejam acessórios ou brinquedos, mas não é necessário fazê-lo. Poupar com o seu animal de estimação é arranjar um lugar na casa que seja só deles.

Pode até ser um lugar no sofá ou uma poltrona que já não seja utilizada e um cobertor. Para os gatos, é fundamental ter arranhadores. De resto, pode fazer a cama do seu amigo de quatro patas. Com almofadas, reutilizando roupas velhas ou costurando.

4 - Brinquedos

Estimular a brincadeira e a caça nos animais é uma maneira de os ajudar a libertar energia. É, também, uma forma de criar laços com o seu animal de estimação. Pode fazer os brinquedos em casa, só tendo em atenção se não são materiais que podem fazer mal e manter uma vigilância constante enquanto brincam.

5 - Cuidados com a higiene

Caso se antecipe, consegue poupar dinheiro, como na questão dos dentes. Os donos, que não têm cuidado com os dentes dos seus animais de estimação, podem ter custos futuros com as consultas. Invista numa escova de dentes e pasta. Ao começar logo desde cedo, quando são pequenos, facilmente se vão habituar à rotina. Pode também aprender as cortar unhas e o pelo.

6 - Compras

Comprar online pode ser mais barato do que comprar em loja. No entanto, para encontrar bons preços, deve pesquisar muito bem. Algumas lojas e lojas online têm descontos que pode aproveitar ou, se tiver cupões de desconto, deves utilizá-los. Consoante o que precise, online, comprar em quantidade pode ser uma vantagem, por isso, siga as suas lojas favoritas nas redes sociais e subscreva as newsletters.

7 - Desparasitação

A desparasitação interior e exterior garante a saúde do animal e a sua que convive com ele diariamente. Isto vai evitar parasitas, como pulgas e carraças. Algumas doenças como o parasita Leishmania canina para o qual não há cura. Aconselhe-se com o seu veterinário:

  • Prevenção em casa para evitar parasitas.
  • Aspirar regularmente.
  • Limpar e lavar a cama onde o animal dorme;
  • Limpar as zonas mais difíceis como esquinas, atrás de móveis e eletrodomésticos.
  • Evitar que os animais frequentem zonas sem sol, como a despensa, por baixa da cama ou sofá.

Tenha todos os cuidados com o seu melhor amigo.

8 - Comunidade

Conhecer outros donos de animais vai ajudar a criar uma rede de partilha. Vai receber dicas que desconhecia, tirar dúvidas, podem, até, juntar-se para comprar comida em quantidade e saber de descontos ou sites com promoções.

9 - Exercício

Os animais se não fizerem exercício (correr, brincar) podem desenvolver problemas de saúde como obesidade, depressão, entre outros problemas. Por isso, é importante passear no parque/jardim, brincar muito e aproveitar enquanto se brinca para treinar o comportamento do seu amigo. No YouTube, encontra muitos vídeos que lhe vão ensinar como treinar o seu cão ou gato.

10 - Poupança

A poupança deve ser pensada como uma prevenção, no caso de existir algum imprevisto com o seu animal de estimação. Envolva a família no cuidado do animal e juntos criem objetivos de poupança.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top