5 passos para alcançar o sucesso financeiro

Queres alcançar o sucesso financeiro, mas não sabes como? Vou mostrar-te que passos tens de dar na direção certa.

5 passos para alcançar o sucesso financeiro
5 passos para alcançar o sucesso financeiro

Primeiro quero dizer-te que sucesso financeiro é diferente de liberdade financeira. O sucesso financeiro está relacionado com uma boa gestão e a liberdade financeira é quando estás preparado para qualquer imprevisto e podes tomar decisões sem que estas te prejudiquem.

Apesar de as expressões terem significados diferentes, ambas representam uma coisa muito importante: que tens bons hábitos financeiros, com objetivos e metas estipuladas para o teu dinheiro. Tomas as decisões que forem necessárias.

E quando falamos em independência financeira é para nos referirmos a alguém que não depende de nenhum trabalho ou salário, porque vive do seu património, poupanças e investimentos.

Como alcanço o sucesso financeiro?

1. Juros compostos

Os juros compostos é como alcanças o teu sucesso financeiro. Parece estranho porque estamos a falar de dinheiro que irá ficar investido durante muitos anos num produto financeiro a que não tens acesso imediato ou quer dizer, tens, mas nunca lhes deves mexer/movimentar.

O segredo é mesmo esse, porque este dinheiro não fica parado, todos os anos acumula juros e cresce. Tens de pensar neste dinheiro como a tua reforma.

Tenho três artigos sobre este tema:

  • As finanças ao longo da tua vida

Temos o hábito de viver o momento que nunca pensamos na nossa vida daqui a 10 anos, a 20 anos ou quando chegarmos à velhice.

Que desafios vamos enfrentar aos 20 anos ou aos 40 anos? Quais serão as minhas necessidades financeiras aos 60 anos?

Este artigo dá-te as respostas de que precisas para prepares não a tua vida, mas o teu futuro.

Lê aqui

  • Quanto mais tempo poupares, mais ganhas

Estamos sempre a pensar como este ou aquele enriqueceu e a verdade é que não se trata de enriquecimento, mas sim, de boas decisões financeiras, pensadas para dar conforto numa altura em que mais vamos precisar.

Se investirmos cedo, ganhamos mais. E como é que isso se processa exatamente?

Lê aqui

Previdência Privada: finanças pessoais

Somos demasiado jovens para pensar no nosso envelhecimento ou tomamos como garantido aquilo que o estado diz que nos dá. Olhamos para os mais velhos e vemos dificuldades, mas não tomamos uma decisão em nosso favor.

Sabe porquê que o deves fazer agora. Antes que seja demasiado tarde.

Lê aqui

2. Fundo de emergência

O fundo de emergência é o dinheiro que tens numa conta poupança com o único objetivo de o manter intacto. Este é o dinheiro que só irás utilizar em imprevistos.

É recomendado teres dois fundos de emergência. O primeiro entre 3 a 6 meses do teu salário e o segundo com 12 meses do teu salário.

Sabe quais são os imprevistos que podem arruinar as tuas finanças, neste artigo.

3. Quais são os teus objetivos?

Pouco fazemos na vida se não tivermos objetivos e estes são determinantes para o teu sucesso financeiro.

Por exemplo, decides que queres viajar, então a viagem é um objetivo, por isso deves criar uma meta que indica quando deves ter o dinheiro para a viagem que queres fazer.

Significa poupar para esse fim, e implica, também, ter um orçamento familiar, atualizado para que possas controlar os teus gastos.

Podes, simplesmente, numa etapa da tua vida, ter como objetivo a poupança para atingires o FIRE ou seja obter a reforma mais cedo.

Os objetivos podem ser de curto ou longo prazo. Apontar os teus objetivos, vai sem dúvida ajudar-te a alcançar as tuas metas.

A Árvore das finanças mostra-te que olhar para a gestão das tuas finanças pessoais como se fosse o crescimento de uma árvore, começa nas raízes e termina com as tuas vitórias – os frutos.

4. Uma pessoa bem sucedida

Sabias que uma pessoa bem sucedida financeiramente não descura a gestão das suas finanças pessoais. Sabe sempre:

  • Quanto tem disponível;
  • Quanto gastou;
  • Que despesas faltam pagar;
  • Como estão os seus investimentos;
  • Quanto irá investir por mês;
  • Quanto poupa por mês.

Tem sempre como prioridade o teu orçamento familiar.

Aprende a fazer uma boa gestão.

5. A importância da tua profissão

Muitas vezes não damos a devida importância à nossa profissão, mas é esta a nossa principal e às vezes única fonte de rendimento.

Independentemente da profissão que tenhas ou que escolhas, vê-a sempre na perspectiva de evoluir, por isso aposta na tua educação.

São as tuas competências e habilitações que te vão permitir negociar contratos de trabalho, encontrar novas oportunidades e ganhar mais benefícios.

Quais as razões porque não se alcança o sucesso financeiro

  • Falta de conhecimento;
  • Viver acima das nossas possibilidades;
  • Consumismo;
  • Indiferença.

Se leste este artigo até aqui é porque estás no bom caminho para alcançar o sucesso financeiro. Continua a tua aprendizagem e descobre as necessidades e motivações que te levam à procura de um futuro melhor.

Desenvolve o teu mindset para que seja forte e esteja preparado para todas as situações. Não te deixes influenciar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida