Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
O Banco de Portugal define spread como termo “utilizado para referir o acréscimo (em pontos percentuais) ao indexante, que os bancos exigem quando concedem um financiamento com taxa variável”.
O spread é uma componente da taxa de juro aplicada pelos bancos, aos créditos concedidos, como a componente representativa do lucro dos bancos em cada um desses contratos.
Existem vários fatores que influenciam o valor do spread de cada contrato, fico a conhecê-los.
Mediante todos estes fatores o spread pode aumentar ou diminuir. Deve estar particularmente atento ao que consegue controlar, visto que o spread irá influenciar a sua prestação mensal.
Uma das formas mencionada nos fatores que influenciam o spread é a contratação de outros produtos da mesma instituição. Quantos mais produtos comprar da mesma instituição, como cartão de crédito ou seguro, mais baixo irá ser o seu spread.
Mas conheça os fatores nos quais o spread tem impacto e que deve ter em atenção:
Sabia que é possível negociar o spread e até renegociar durante o período em que ainda está a pagar o seu crédito? Fale connosco para o podermos ajudar.
Sim! Uma forma é dar a maior entrada possível. Quanto maior, menor o spread. A outra é ao negociar no momento em que está a pedir o seu crédito.
Sim! Existem ainda formas de baixar o seu spread depois de já ter contratualizado a cedência de crédito. Pode e deve sempre renegociar com o seu banco ou financiadora. A verdade é que será mais difícil alterar o valor do que se o fizer previamente, mas não deve deixar de tentar.
Outra opção é fazendo a transferência do crédito de um banco para outro. Esta hipótese é uma possibilidade bastante viável quando se trata de crédito à habitação, mas também o pode fazer em relação a outros créditos pessoais.
Quanto a esta última hipótese, se tiver um spread acima dos 2% é uma hipótese bastante viável, pois hoje em dia as taxas praticadas pelos bancos são mais baixas. Neste momento nenhum banco cobra um spread com um valor acima de 2%.
Portanto, se se encontra nesta situação contacte a Dona Poupança para o ajudarmos a renegociar ou transferir o crédito de banco de forma a reduzir o valor do seu spread. O que por sua vez se traduz numa redução do valor da sua prestação e despesas mensais.
Partilhe este conteúdo
Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!
Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.
Prepare o regresso às aulas com estas dicas: planeie o orçamento, reutilize materiais, aproveite promoções e compre online. Saiba mais!
Aprenda a calcular e declarar mais-valias no IRS: saiba como determinar o valor de compra e venda de imóveis, aplicar deduções e evitar erros. Informe-se já!