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Saiba o que esperar quando se dirige a um banco para contratar um serviço

Quando vamos abrir uma conta num banco queremos um serviço personalizado e pensado especificamente para nós. Esperamos um bom atendimento e acesso aos melhores produtos financeiros.

Conheça melhor os produtos que o bancos lhe podem propor

As mentiras dos bancos (e que não contam)

Conheça 7 situações a que deverá estar atento. Lembre-se da importância de saber o que está a contratar quando se dirige a um banco ou qualquer outra instituição financeira.

1 - Gestor de conta

Encontramos no gestor de conta alguém que nos indica os melhores produtos que o banco tem disponíveis, desde a poupança, ao investimento e ao crédito. O que mais queremos é ser aconselhados e criar um plano financeiro com esta pessoa que nos atente tão bem. A ideia que passa é a de que o banco é um parceiro. Querem o melhor para nós e para a nossa gestão financeira. No entanto, o gestor de conta, não é um coaching financeiro ou um mentor financeiro.

Desta forma, não sabe nada sobre os seus objetivos financeiros, como prefere gerir o seu dinheiro ou quais os seus planos futuros. Indica produtos sempre a pensar no que será melhor para o banco lucrar e de forma a mantê-lo o mais tempo possível no banco (fidelização). Prefira trabalhar com um especialista cujo objetivo é mesmo ajudá-lo a mudar a sua vida financeira.

2 - Depósitos

Uma das grandes mentiras dos bancos é sugerir que tenha contas poupança, porque vai capitalizar juros sobre o montante poupado. No entanto, com a inflação, na realidade, não ganha nada. A conta poupança é boa para poupar, enfrentar imprevistos, fundo de emergência, e começar a investir.

Quando lhe dizem para investir em depósitos, na realidade, apesar de serem bons produtos para quem não quer arriscar, está é a emprestar dinheiro ao banco para que este tenha mais negócios.

O retorno é pouco, devido a vários fatores, como taxa de juros, inflação e outras condicionantes.

Lembra-se que o banco tem vários produtos financeiros, mas noutros locais, como numa corretora, tem mais opções de investimento.

3 - Comissões

Para ter o seu dinheiro no banco poderá ter de pagar várias comissões pelos serviços que utiliza.

Como nomeadamente:

  • Serviços associados a contas de pagamento.
  • Manutenção de conta.
  • Disponibilização de cartões de débito e de crédito.
  • Levantamento de numerário.
  • Aquisição de cheques.
  • Transferências.

Lembre-se que o banco é mais um serviço que tem de ser contratado, por isso, renegoceie e esteja atento a outras opções. Existem mais bancos, com outras soluções. Não se limite a uma única oferta. Conheça os novos limites às comissões bancárias, aqui.

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Acreditas em tudo o que o teu gestor de conta te diz?

4 - Créditos e oferta de produtos com outros serviços (seguros)

Contrair um crédito é uma necessidade e o início para obtermos o que mais desejamos.  É amplamente divulgado que para fazer um crédito e de modo a baixar as taxas, os clientes devem subscrever determinados produtos financeiros. Estes produtos vão de cartões de crédito, a seguros e/ou a investimentos.

No entanto, é preciso ter em atenção que:

  • Cartões de crédito: tem elevadas taxas de crédito associadas e, no caso de serem usados sem precaução podem levar a um efeito de bola de neve.
  • Seguros: podem não ser os ideais, por ser necessário analisar as suas necessidades e as coberturas, idealmente com um mediador de seguros que lhe pode apresentar um melhor plano e orçamento.
  • Investimentos: podem não ser vantajosos.

5 - Seguros

Um banco não é uma seguradora. Quem lá trabalha são economistas. Mesmo que tenham parcerias com seguradoras para mais rápido oferecer as suas soluções, podem não conseguir aconselhá-lo devidamente como um mediador de seguros que conhece melhor todas as vertentes de um seguro e o que o segurado irá necessitar.

6 - Serviços Online

Tome precauções quando utiliza um banco online, por mais que lhe digam que é seguro. Os ataques de phishing estão mais sofisticados, tornando-se difícil identificar se está a falar com alguém do seu banco ou não. Nunca aja por urgência ou medo e confirme sempre as mensagens ou os contatos que recebe. Em caso de dúvida, contacte pessoalmente os serviços do seu banco.

7 - Mudar de conta

Todos os bancos têm disponível para os seus clientes diferentes tipos de conta. No entanto, dependendo da conta, as comissões aumentam. O que é cobrado numa conta de serviços mínimos é diferente numa básica ou superior. Mas, também, pagar menos e optar por uma conta de serviços mínimos impede-o de mudar de banco. Procure quais os bancos que cobram menos comissões de conta e opte pelo melhor serviço.

donapoupanca 7 dicas escolher servicos bancos 2
As mentiras dos bancos, são, na realidade, pensadas para o lucro do banco

Os bancos, existem para lhe fornecer serviços e deve optar sempre pelo que é melhor para si. Analise bem todos os produtos que lhe são apresentados e em caso de dúvida, verifique noutros bancos quais são as suas propostas. Pesquise mais sobre o assunto que lhe interessa na internet. Existem grupos de comunidade que se entre ajudam. Mas nunca dê informação pessoal, como nome, e-mail, contribuinte ou password.

Este artigo serve, apenas, para alertar que o banco onde tem o seu dinheiro ou crédito não é o único e que existem sempre outras opções e serviços, onde pode pagar menos e começar a poupar mais. Ficou interessado? Fale com os nossos especialistas financeiros e melhore a sua vida financeira.

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