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Quando vamos abrir uma conta num banco queremos um serviço personalizado e pensado especificamente para nós. Esperamos um bom atendimento e acesso aos melhores produtos financeiros.
Conheça 7 situações a que deverá estar atento. Lembre-se da importância de saber o que está a contratar quando se dirige a um banco ou qualquer outra instituição financeira.
Encontramos no gestor de conta alguém que nos indica os melhores produtos que o banco tem disponíveis, desde a poupança, ao investimento e ao crédito. O que mais queremos é ser aconselhados e criar um plano financeiro com esta pessoa que nos atente tão bem. A ideia que passa é a de que o banco é um parceiro. Querem o melhor para nós e para a nossa gestão financeira. No entanto, o gestor de conta, não é um coaching financeiro ou um mentor financeiro.
Desta forma, não sabe nada sobre os seus objetivos financeiros, como prefere gerir o seu dinheiro ou quais os seus planos futuros. Indica produtos sempre a pensar no que será melhor para o banco lucrar e de forma a mantê-lo o mais tempo possível no banco (fidelização). Prefira trabalhar com um especialista cujo objetivo é mesmo ajudá-lo a mudar a sua vida financeira.
Uma das grandes mentiras dos bancos é sugerir que tenha contas poupança, porque vai capitalizar juros sobre o montante poupado. No entanto, com a inflação, na realidade, não ganha nada. A conta poupança é boa para poupar, enfrentar imprevistos, fundo de emergência, e começar a investir.
Quando lhe dizem para investir em depósitos, na realidade, apesar de serem bons produtos para quem não quer arriscar, está é a emprestar dinheiro ao banco para que este tenha mais negócios.
O retorno é pouco, devido a vários fatores, como taxa de juros, inflação e outras condicionantes.
Lembra-se que o banco tem vários produtos financeiros, mas noutros locais, como numa corretora, tem mais opções de investimento.
Para ter o seu dinheiro no banco poderá ter de pagar várias comissões pelos serviços que utiliza.
Como nomeadamente:
Lembre-se que o banco é mais um serviço que tem de ser contratado, por isso, renegoceie e esteja atento a outras opções. Existem mais bancos, com outras soluções. Não se limite a uma única oferta. Conheça os novos limites às comissões bancárias, aqui.
Contrair um crédito é uma necessidade e o início para obtermos o que mais desejamos. É amplamente divulgado que para fazer um crédito e de modo a baixar as taxas, os clientes devem subscrever determinados produtos financeiros. Estes produtos vão de cartões de crédito, a seguros e/ou a investimentos.
No entanto, é preciso ter em atenção que:
Um banco não é uma seguradora. Quem lá trabalha são economistas. Mesmo que tenham parcerias com seguradoras para mais rápido oferecer as suas soluções, podem não conseguir aconselhá-lo devidamente como um mediador de seguros que conhece melhor todas as vertentes de um seguro e o que o segurado irá necessitar.
Tome precauções quando utiliza um banco online, por mais que lhe digam que é seguro. Os ataques de phishing estão mais sofisticados, tornando-se difícil identificar se está a falar com alguém do seu banco ou não. Nunca aja por urgência ou medo e confirme sempre as mensagens ou os contatos que recebe. Em caso de dúvida, contacte pessoalmente os serviços do seu banco.
Todos os bancos têm disponível para os seus clientes diferentes tipos de conta. No entanto, dependendo da conta, as comissões aumentam. O que é cobrado numa conta de serviços mínimos é diferente numa básica ou superior. Mas, também, pagar menos e optar por uma conta de serviços mínimos impede-o de mudar de banco. Procure quais os bancos que cobram menos comissões de conta e opte pelo melhor serviço.
Os bancos, existem para lhe fornecer serviços e deve optar sempre pelo que é melhor para si. Analise bem todos os produtos que lhe são apresentados e em caso de dúvida, verifique noutros bancos quais são as suas propostas. Pesquise mais sobre o assunto que lhe interessa na internet. Existem grupos de comunidade que se entre ajudam. Mas nunca dê informação pessoal, como nome, e-mail, contribuinte ou password.
Este artigo serve, apenas, para alertar que o banco onde tem o seu dinheiro ou crédito não é o único e que existem sempre outras opções e serviços, onde pode pagar menos e começar a poupar mais. Ficou interessado? Fale com os nossos especialistas financeiros e melhore a sua vida financeira.
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