logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

O bem-estar financeiro da família
Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor

Saiba distingir um fiador e avalista

Aparentemente são 2 conceitos com muitas semelhanças, no entanto, têm particularidades que os distinguem. Saiba mais sobre o fiador e avalista, que podem ser pedidos pelo banco.

Fiador e avalista têm deveres diferentes num crédito

As figuras de fiador e avalista são utilizadas nos, créditos habitação. Para as entidades bancárias concederem o crédito, muitas vezes pedem este tipo de garantias. Esta é uma forma dos Bancos terem mais certezas que o contrato será cumprido até ao final do prazo.

Muitos clientes acabam por encarar esta questão como uma formalidade do Banco. No entanto, estas situações devem ser ponderadas visto que implicam muitas responsabilidades.

Quem é o Fiador?

Saiba quem é o fiador e qual o seu papel no crédito:

  • Envolvimento no crédito: é uma terceira pessoa que está envolvida do contrato de crédito. O Fiador compromete-se a pagar a dívida do devedor caso este não o faça. O seu património é garantia de que a dívida será paga.
  • Opções do fiador: esta figura de fiador prevê a possibilidade de estipular que não prescinde do benefício de excussão prévia. Ou seja, o credor deverá executar todos os bens do património do devedor antes de executar o património do fiador.
  • Responsabilidade: a fiança exige documento escrito e é feita pela totalidade da dívida.

Ser fiador implica correr riscos. Ao comprometer-se a pagar as dívidas de outra pessoa, deve saber primeiro quais são os seus direitos e deveres junto do banco ou entidade financeira que esteja a fazer o crédito.

Quem é o Avalista?

Saiba quem é o avaliador e qual o seu papel no crédito:

  • Responsabilidade: à semelhança do fiador, o avalista também se compromete a pagar a dívida de uma terceira pessoa, caso a mesma não o faça. Este aval é feito através de uma letra ou de uma livrança e pode ser feito pela totalidade da dívida ou apenas por uma parte.
  • Aval: o devedor e o avalista partilham exatamente a mesma responsabilidade. Logo, em caso de incumprimento, o credor pode executar tanto o património do devedor como do avalista. A isto chama-se responsabilidade solidária.

A seguir, conheça as principais diferenças entre fiador e avalista.

Quais são as principais diferenças entre Fiador e Avalista?

No primeiro caso, o fiador, será responsável pela totalidade da dívida e pode estipular que não prescinde do benefício de excussão prévia. Ou seja, primeiro o credor tem que executar o património total do devedor, e só depois poderá executar o do fiador.

No segundo caso, o avalista, poderá assumir a responsabilidade pela totalidade da dívida ou apenas por uma parte, e tem responsabilidade solidária (o credor poderá executar o património do avalista sem executar o património do devedor).

Se está a pensar ser fiador ou avalista, pondere se faz sentido assumir esta responsabilidade, e principalmente esteja consciente dos riscos que está disposto a correr. O risco de ser fiador ou avalista de alguém é que pode ter uma execução do seu património se houver incumprimento da obrigação por parte do devedor.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top