Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Pedir um crédito é uma decisão que deve ser ponderada. É necessário analisar muito bem todas as condições, para perceber se estamos a fazer a melhor escolha. Se estiver a pensar pedir um novo empréstimo, é bom saber quais os custos associados, antes de avançar.
Seja um crédito habitação, crédito pessoal ou cartões de crédito, comece por identificar os valores da TAN, TAE ou TAEG. Caso não saiba como o fazer, o propósito deste artigo é explicar-lhe as diferenças e os significados destas siglas financeiras. E onde pode verificar as percentagens de cada termo. Acompanhe-nos, porque vamos desvendar estes acrónimos que estão sempre presentes num contrato de empréstimo.
A Dona Poupança é um Portal de Conteúdos que pode ajudar as famílias, no geral, a melhorar os seus conhecimentos de literacia financeira. E a compreensão, especialmente, destas siglas, são essenciais para saber se está a fazer um bom acordo com a instituição de crédito.
A TAE, a TAN e a TAEG vão ajudá-lo a avaliar o custo real de um empréstimo. Por isso, primeiro, saiba qual o significado de cada uma. Pois, apesar das semelhanças, apresentam dados diferentes. Saiba tudo nos tópicos seguintes. Se preferir ir diretamente para algum deles, use a ajuda do sumário para melhorar a navegação.
Se quiser saber os custos anuais do empréstimo, consulte a Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (TAEG). Nesta, estão incluídos os juros, os seguros, impostos, processo de financiamento e comissões bancárias.
A TAEG mostra o custo total de um crédito, porque engloba todas as despesas.
É uma taxa referência para comparar com outras propostas. A TAEG está presente em vários empréstimos, como o crédito habitação. Por isso, existem algumas despesas com as quais deve contar, que não estão incluídas no contrato.
Destes custos e encargos, não estão presentes:
Como a TAEG engloba, também, o custo total de uma dívida em juros, refletindo o montante e o prazo, a TAN só representa a taxa de juros. Veja porquê a seguir.
Ao contrário da TAEG, a Taxa Anual Nominal (TAN), identifica, apenas, o custo anual dos juros de um crédito. Tendo em conta, o montante e o prazo.
Num contrato de crédito habitação, a TAN está presente:
Pode calcular a Taxa Anual Nominal, para verificar o seu valor mensal. Pelos 12 meses do ano, ou caso os pagamentos sejam trimestrais ou semestrais, divida a TAN por 3 ou 6.
Siga a respetiva fórmula:
TAN = Euribor + Spread
A TAN não deve ser utilizada como referência de comparação de propostas, porque não engloba todas as despesas. Mas é obrigatória quando é pedido um empréstimo. Por isso, consulte sempre para saber o gasto que terá com os juros. E, por último, mas não menos importante, fique a conhecer a TAE. Compreenda a diferença desta, comparando com a TAN e TAEG. Leia agora.
Quanto à Taxa Anual Efetiva (TAE), é parecida com a TAEG, pois também inclui os mesmos custos e despesas. No entanto, não engloba os impostos. E entre os seus encargos, encontra-se a receita que vai para a instituição financeira.
Utilize para analisar os juros compostos (lucros para a entidade financeira) e a regularidade dos pagamentos.
Encargos que pode encontrar na TAE:
Como poderá depreender das 3 siglas financeiras, TAEG, TAN e TAE, analisar um contrato de crédito pode ser complexo. Mesmo que a TAEG apresente um valor baixo, não significa que está a aceitar a melhor proposta. Deverá, assim, procurar aconselhar-se com um especialista financeiro, que saberá identificar as melhores condições.
Iremos falar sobre como poderá pedir um crédito à sua medida e adaptado às suas necessidades. Onde não perderá tempo à procura, de entidade em entidade, e tendo em conta o que poderá poupar. Mas, antes de lá chegarmos, saiba como analisar a TAN, TAE e TAEG num crédito, no tópico seguinte.
A Dona Poupança, aconselha a que reveja sempre a informação pré-contratual fornecida pela instituição financeira, a pedido de um crédito. É nesta, que vai encontrar a TAN, TAEG e TAE.
Ou seja, na:
Se está com alguma dificuldade em ler a FINE do crédito habitação e, precisa que alguém ajude a descomplicar o texto, conte com o parceiro da Dona Poupança, a UniPeople. Encontre um empréstimo ajustado às suas necessidades, com apoio e acompanhamento dos especialistas financeiros. Faça já uma simulação, gratuita e sem compromissos.
Agora que já sabe onde encontra os custos associados com o empréstimo, conheça as melhores estratégias para optar pela melhor taxa. Conte com a nossa equipa para explicarmos aquilo que é mais importante para conseguir gerir as finanças pessoais de forma mais prática. Leia agora.
Sejamos sinceros, é complicado analisar um contrato de crédito. São muitas páginas, com diferentes sessões e com termos difíceis de interpretar. Às vezes até é a primeira vez que os vê e, nunca tinha ouvido sobre TAN, TAEG OU TAE. Mas se souber para onde tem de olhar, resolve-se a questão.
Para garantir que faz a escolha mais vantajosa na contratação de crédito, é crucial analisar cuidadosamente todos os detalhes das propostas. A equipa da Dona Poupança sugere uma abordagem informada e criteriosa, considerando vários fatores que influenciam o custo total do crédito.
Seguem algumas orientações fundamentais para ajudá-lo nesse processo:
Por outro lado, apesar destas referências, aconselhamos a que fale com um especialista financeiro. Na UniPeople, parceiro da Dona Poupança, o pedido de um crédito é gratuito. Além, de não ter custos associados, é sem compromisso, por isso não precisa de se preocupar. A empresa está registada no Banco de Portugal com nº 0006413. E, caso verifique na Internet, vai encontrar clientes satisfeitos com as suas soluções.
Recomendamos trabalhar com uma equipa experiente, porque são um apoio durante e após o processo. Conheça as vantagens de uma empresa com soluções 360º. Continue a ler.
Realizar um pedido de diagnóstico numa empresa, como a UniPeople, é uma vantagem para obter uma proposta personalizada e com os melhores valores, consoante as necessidades e objetivos do cliente. Têm especialistas financeiros, conhecedores do mercado de crédito, o que significa que podem apresentar-lhe propostas com as melhores condições.
Ao fazer uma simulação, estará a ajudar a equipa a ir de encontro àquilo que precisa. Torna-se mais fácil, selecionar e clarificar, fornecendo informações claras e completas. Visto que, o especialista numa análise de empréstimo, irá rever uma série de fatores como o perfil do cliente, histórico de crédito, entre outros requisitos. Pois, têm de ir ao encontro ao que é pedido pelas entidades financeiras.
O especialista financeiro é vantajoso, porque:
Agora que reconhece os benefícios de trabalhar com profissionais especializados, conheça a UniPeople, e saiba como pode fazer o pedido de diagnóstico, gratuito e sem compromissos. Reforçamos que esta solução não tem custos. Trabalhe com quem sabe tudo sobre créditos.
A UniPeople, parceiro da Dona Poupança, acompanha-o em todas as fases da vida financeira. Com soluções 360º, pode melhorar as finanças pessoais, nas seguintes áreas:
Trabalhamos lado a lado para levar o conhecimento até si. Complementamos o nosso objetivo. Se no Portal de Conteúdos, Dona Poupança, encontra tudo sobre literacia financeira, com a UniPeople, pode contar com a ajuda de uma equipa de especialistas que analisam o seu perfil financeiro e o aconselham.
Se está a pensar comprar uma casa, e não sabe a que instituições financeiras pedir, o caminho para a melhor proposta de crédito habitação, está aqui. Não precisa de perder tempo em deslocamentos. Se há uma oportunidade, é na UniPeople. Saiba já o que precisa, para simular.
Lista de documentos para um pedido de crédito:
Comece a partir de hoje a tomar boas decisões, simule agora, sem custos e sem compromisso. Este conteúdo foi útil? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários. Ou continue a explorar o site, onde encontra mais informação sobre boas práticas na área dos créditos.
Partilhe este conteúdo
Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!
Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.
Saiba porque o banco pode pedir-lhe um fiador ou avalista para prosseguir com o pedido de crédito habitação.
Novas tabelas de retenção na fonte de IRS em vigor em setembro. Redução nas tabelas de IRS permitirá ajustes e aumento do rendimento líquido.