logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Categorias

Popular

Posso pedir um crédito habitação sendo fiador?
O seguro de vida pesa no crédito habitação: como poupar?
O que é consignação de IRS?
Como consultar as despesas para deduções à coleta em IRS?
Como funciona o Seguro de vida crédito habitação?
Crédito consolidado: quando optar por consolidar créditos?
Seguro de saúde: o que é e como funciona?
Reembolso de IRS: como aumentar o valor a receber?
Transferência de crédito habitação: vantagens em mudar de Banco
Produção automóvel em Portugal cai 21,7% em 2025

Conheça quais são os novos limites às comissões bancárias

A partir de 31 de maio de 2023 entrou em vigor os novos limites às comissões bancárias. A lei pode ser consultada no Diário da República Lei n.º 24/2023, de 29 de maio. Fique a saber tudo neste artigo.

Fique a par com as mudanças na comissções bancárias

Sumário

    Com a nova lei às comissões bancárias, existem várias mudanças que vêm beneficiar o cliente que tinha de pagar comissões aos bancos por determinados serviços. As mudanças destacam-se, principalmente, para quem tem crédito habitação. O cliente já não tem de pagar, por exemplo, a comissão de processamento de prestação. Estamos a falar de uma poupança de 40€ por ano.

    Saiba o que mudou nos novos limites às comissões bancárias

    Fique a conhecer ao longo do artigo, as principais mudanças nas comissões bancárias.

    Cobrança de comissões nos procedimentos de habilitação de herdeiros

    Quando é solicitada a habilitação de herdeiros por óbito de um titular da conta, as instituições não podem cobrar uma comissão superior a 10% do indexante dos Apoios Sociais (IAS).

    Processos de alteração da titularidade de conta de depósito à ordem

    donapoupanca dicas comissoes bancarias 1
    Agora algumas operações nos bancos já não são pagas com os novos limites às comissões bancárias

    Aquando da alteração da titularidade de conta de depósito à ordem, as instituições de crédito não podem cobrar comissões, nas seguintes situações:

    • Divórcio, separação judicial de pessoas e bens, dissolução da união de facto ou falecimento de um dos cônjuges.
    • Remoção de titulares de conta de depósito à ordem, quando estes fossem os representantes legais de outro titular que tenha atingido a maioridade.
    • Inserção ou remoção de titulares de conta de depósito à ordem em que um dos titulares seja menor, maior acompanhado ou se encontre insolvente, quando esses titulares sejam representantes legais do titular nas referidas situações.
    • Remoção de titulares falecidos.

    Para casos de alteração dos titulares, representantes e demais pessoas com poderes de movimentação de contas de depósito à ordem tituladas por condomínios de imóveis e/ou de Instituições Particulares de Solidariedade Social, ou por pessoas coletivas é preciso:

    • Pedido de alteração.
    • Documento que comprove o facto em causa, nomeadamente o ato de designação ou de cessação de funções.

    Limites à cobrança de comissões

    As instituições não podem cobrar por fotocópias de documentos e/ou documentos de emissão de segunda via de extratos bancários.

    Quanto ao depósito de moedas, as instituições de crédito não podem cobrar comissões superiores a 2 % do valor da operação e o envio de fundos para contas de moeda eletrónica não pode ser superior à comissão cobrada pelo serviço de transferência.

    O envio de fundos para contas de moeda eletrônica refere-se ao processo de transferir dinheiro de uma conta bancária ou de outra fonte para uma conta de moeda eletrónica.

    Créditos

    Caso haja incumprimento, num mesmo mês, do pagamento de prestações relativas a contratos de crédito distintos, mas garantidos por uma mesma garantia, as instituições de crédito apenas podem cobrar a comissão associada ao incumprimento que ocorrer em primeiro lugar.

    As instituições passam, também, a apresentar ao consumidor, devido às vendas cruzadas, informação sobre a simulação da prestação para cada item de desconto entre o spread base e o spread contratado, tanto no momento inicial de contratação do crédito como futuramente a pedido do consumidor.

    E a instituição só pode cobrar uma única comissão pela análise e decisão relativa à concessão de crédito.

    Renegociação de crédito

    Não pode ser feita cobrança de qualquer comissão ou despesa pela renegociação do contrato de crédito ou associada ao processamento de prestações de crédito, à emissão de distrate após o termo do contrato ou à emissão de declarações de dívida ou qualquer declaração emitida para o cumprimento de obrigações para acesso a apoios ou prestações sociais e serviços públicos.

    Existe, também, uma nova mudança para que não se possa exigir a compra de produtos associados, como seguros, cartões de crédito ou bens materiais.

    Amortizações

    Os limites à maturidade dos empréstimos nos créditos à habitação adotados pelo Banco de Portugal, sob a forma de recomendação a dirigir aos novos contratos de crédito, não podem limitar ou impedir o alargamento do prazo de amortização do contrato de crédito celebrado.

    Imóvel

    donapoupanca dicas comissoes bancarias 2
    Avaliação do imóvel agora com validade de 6 meses

    No caso de ter sido feita uma avaliação ao imóvel por perito avaliador independente, o documento é válido se tiver menos de 6 meses.

    Se existir alterações de mercado relevantes, o documento pode ser recusado, mesmo tendo o relatório de avaliação 3 meses.

    Transferências Bancárias

    Podem ser feitas 48 transferências interbancárias, por cada ano civil, efetuadas através de homebanking ou de aplicações próprias, 5 transferências, por cada mês, com o limite de 30€ por operação, realizadas através de aplicações de pagamento operadas por terceiros.

    Plano Poupança Reforma

    O resgate antecipado de Planos-Poupança Reforma (PPR) passa a ser permitido até ao limite mensal de um Indexante de Apoios Sociais – e que vigora até ao final deste ano – para utilização do dinheiro em “efeitos de reembolso antecipado dos contratos de crédito nele referidos até ao limite anual de 12 IAS”.

    Para mais informações, no Decreto de Lei encontra-se a informação de quando estes novos limites às comissões bancárias entram em vigor. Consulte o final do documento.

    Visite o blog da Dona Poupança e esteja sempre atualizado sobre este e outros temas importantes para uma boa gestão das finanças pessoais.

    Partilhe este conteúdo

    Tags do Artigo

    Artigos Relacionados

    Deixe o seu comentário

    Subscribe
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Sugestões Dona Poupança

    Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

    Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

    Scroll to Top