logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor
IRS: declarar os rendimentos

Planeie a utilização do seu carro e poupe

O carro é o meio de transporte mais utilizado por todas as famílias. Dá-nos a independência que precisamos para nos deslocarmos aonde quisermos. No entanto, é o que nos traz mais despesas. Conheça-as e previna-se.

Tenha em conta as maiores despesas com um carro

Ao utilizarmos o carro temos que ter em conta as despesas com o combustível, estacionamento, o custo do seguro, a manutenção e o imposto. Se ainda o estiver a pagar, acrescenta a prestação, debitada todos os meses.

Para utilizar o carro sem grandes preocupações, apresentamos-lhe alguns truques de poupança que pode usar. Fique a conhecê-los ao longo do artigo.

Como utilizar o teu carro sem preocupações?

Principais despesas que pode ter com um carro. Deixamos-lhe conselhos em cada tópico. Veja a seguir.

1 - Abastecer

A altura em que abastece é importante, por isso, se conseguir deve ser ou de manhã ou à noite, por causa das temperaturas mais baixas. O combustível fica mais denso e põe mais, por menos.

Um outro truque para poupar é não pressionar a pistola, mas sim, pressionar ligeiramente até meio para evitar que a maioria do vapor entre no depósito. E, se pressionar com muita força o combustível sai tipo jato e não maximiza.

Aproveite os descontos dos supermercados que têm acordos com redes de combustível. Assim poupa quando compra e quando atesta.

Lembra-se de que é bom para o seu carro que o abasteça regularmente. Não deixe chegar à reserva, caso contrário, absorve impurezas que fazem mal ao motor.

2 - Deslocações

Quando decide sair deve antecipar o melhor caminho. Por isso, no dia anterior planeie uma rota mais direta, sem grandes desvios ou trânsito.

O tipo de piso aumenta o consumo de combustível. Estrada de terra batida gasta mais, mesmo que seja igual em termos de distância num percurso por asfalto.

Outras dicas para poupar nas deslocações:

  • Idas ao supermercado: escolha as horas em que não tenha de ficar em filas com o carro a trabalhar.
  • Pequenas compras: opte por ir a pé ou de bicicleta ao mercado, ou a supermercados locais.
  • Passeios no fim de semana: deslocamentos acima dos 50 quilómetros vão pesar no orçamento. Mais gastos, além do combustível.

Quando tem um orçamento mais limitado, escolha passar bons momentos mais perto de casa, assim não passa o dia na estrada. Relaxe, por exemplo, num jardim, rodeado de amigos e família.

3 - Condução

Sabia que a condução faz toda a diferença no consumo do combustível. Vamos dar-lhe alguns exemplos:

  • Acelerar: acelerações bruscas fazem com que o carro consuma mais do que se se deslocar a uma velocidade mais razoável (dentro dos limites da velocidade). É preciso ter em atenção que acelerar vai condicionar outros fatores como desgastar mais os pneus, a embraiagem, os amortecedores e o motor.
  • Verificar a pressão dos pneus: parece mentira mas a pressão dos pneus é muito importante para a poupança do combustível, pois diminui a sua performance. Conduzir com os pneus abaixo da pressão desgasta-os e todos nós sabemos que a sua substituição é cara. Rentabilize. Para saber a pressão correta, consulte o manual do carro.
  • Travar com o motor: nem sempre é preciso travagens repentinas, se tirar o pé do acelerador o carro começa a travar. Diminua a velocidade para que possa imobilizar o carro, por exemplo, quando chega ao semáforo.
  • Utilizar as mudanças: o carro sempre que possível deve ter a mudança mais alta para poupar combustível. A 40 quilómetros por hora, já pode ter a 4.ª mudança colocada. E é ideal arrancar sempre em primeira, mesmo que esteja numa descida, porque o motor já está a consumir e sem a mudança consome mais.

Esperamos que tenha gostado destas dicas. No tópico seguinte, vamos abordar o exterior e o interior do carro que como verá, também faz toda a diferença nos consumos.

4 - Utilização exterior e interior do carro

Sabia que quanto mais peso tiver o carro, mais vai gastar? Por isso, tenha em atenção a sua bagageira. Evite ter muito peso ou transportar equipamento desnecessário.

Por exemplo, o peso a mais faz com que o motor faça um esforço adicional. Durante as férias é normal ser anexado ao tejadilho uma mala. Aconselhamos a retirá-la quando não é necessária.

E, viaje com as janelas abertas quando vai a pouca velocidade, porque a alta velocidade é preferível o ar-condicionado para que o ar não entre no interior do carro. Torna o seu veículo mais aerodinâmico. Evite sempre as janelas abertas em conjunto com o ar-condicionado.

5 - Manutenção

O carro deve ser cuidado com regularidade para que na altura da inspeção esteja em conformidade. Uma má manutenção vai agravar problemas que se farão sentir a curto prazo, levando, por vezes, a enormes despesas.

Deve ter em atenção:

  • Alinhamento de rodas.
  • Filtro do ar.
  • Mudança de óleo.
  • Líquido de refrigeração.
  • Pressão dos pneus.

Estas são algumas das regras para uma boa manutenção, mas em caso de dúvida pode sempre questionar o seu mecânico. Não se esqueça de respeitar as revisões.

Visite o blog da Dona Poupança para mais dicas de poupança. Nós desejamos-lhe, se for o caso, boas viagens, sempre em segurança e com muita poupança.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top