logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Categorias

Popular

Despesas dedutíveis para maximizar o reembolso de IRS
Posso pedir um crédito habitação sendo fiador?
O seguro de vida pesa no crédito habitação: como poupar?
O que é consignação de IRS?
Como consultar as despesas para deduções à coleta em IRS?
Como funciona o Seguro de vida crédito habitação?
Crédito consolidado: quando optar por consolidar créditos?
Seguro de saúde: o que é e como funciona?
Reembolso de IRS: como aumentar o valor a receber?
Transferência de crédito habitação: vantagens em mudar de Banco

Ensine os seus filhos a gerir as finanças pessoais

Alavancar o sucesso dos filhos passa por prepará-los para poderem gerir bem as suas finanças pessoais.

Incentivar o sucesso financeiro dos filhos

Os pais às vezes não se apercebem, mas, a maneira como educam, transmite uma mensagem. São exemplos para os seus filhos. Estes vão, inconscientemente, replicar os pais nas suas atitudes e emoções.

Para não criarem padrões negativos relativamente ao dinheiro, é importante, como pais, terem uma visão positiva, mesmo durante as dificuldades. Mostrar que é possível ultrapassar obstáculos é o comportamento que deve ser sempre fomentado para alavancar o sucesso financeiro dos filhos.

O sucesso financeiro dos filhos: como o impulsionar?

Quando as crianças são novas é quando começam a jogar futebol, a aprender música, dança, entre outras atividades. Com o dinheiro não é diferente, é importante aprenderem os conceitos fundamentais de finanças pessoais.

1 - O dinheiro compra coisas

Para alavancar o sucesso financeiro dos seus filhos, ensine que o dinheiro compra coisas, faça-o entender o valor do dinheiro. Aos 4 anos ir às compras, pagar com dinheiro ou cartão de crédito é a altura ideal para iniciar as primeiras explicações sobre o que é o dinheiro e para que serve. Os seus filhos vão começar a perceber como funcionam as compras.

Pelos 7 anos já podem ter hábitos e atitudes relacionadas com o dinheiro. O que levará, certamente, à questão de como o dinheiro é obtido. Poderá falar sobre profissões, explicando o que cada um dos familiares faz e os pais dos amigos. Nesta idade, é positivo, mostrar duas coisas: os desejos e as necessidades. Desta forma, começam a perceber o bom uso que o dinheiro tem. A conjugação entre a diversão (desejos) e a necessidade (comida, roupa).

Gastar dinheiro
À medida que vai a exemplificar como fazer compras, está, na realidade, a ensinar como se gasta dinheiro. Quando vai ao café, permita que seja o seu filho a pagar ou, noutro local, como uma papelaria, cabeleireiro, entre outros. As crianças aprendem melhor com a prática.

2 - Objetivos (alcançar desejos e necessidades)

Incentive os seus filhos a alcançarem objetivos. As crianças são estimuladas com imagens, principalmente dos 4 aos 7 anos. Terem um mealheiro com o que desejam desenhado, por exemplo, no vidro vai ajudá-los a visualizarem o seu desejo.

Por isso, opte por um frasco transparente em vez do simbólico “porquinho mealheiro”. À medida que vas ajudando a alavancar o sucesso financeiro dos filhos, abra as suas primeiras contas no banco para o dinheiro ir acumulando juros compostos. O ideal é abrir quando ainda são bebés.

Mesada
Com um mealheiro, chega a altura de receber uma mesada. Esta serve o único propósito de ensinar a gerir o dinheiro. Para incentivar o sucesso dos filhos, tem de ser participante ativo e não um observador. Explique a importância de poupar e quais as vantagens de ter dinheiro guardado.

3 - A paciência é uma virtude

Os objetivos precisam de metas, guias que vão mostrar o progresso ou o crescimento da poupança. No entanto, não acontece de um dia para o outro. Demora algum tempo, anos, talvez. E, isto, é difícil de explicar ou mostrar a uma criança. Por isso, é preciso ensinar a ter paciência.

Dívidas
Num adulto, não ter paciência pode levar às dívidas. Estas significam também que os gastos não foram planeados.

4 - Orçamento familiar

O orçamento familiar não tem de ser exclusivo do pai ou da mãe. Todos podem participar e é bom envolver a família, porque se trata de apontar todos os gastos realizados durante o mês. A criança ao ajudar, a dar os recibos ao pai ou à mãe, a relembrar onde foram, o que compraram é um bom exercício para alavancar o sucesso financeiro da mesma.

Desta forma, aprenderá a importância da organização financeira e assimilará boas práticas. Os pais devem poupar assim que recebem o salário. Envolva a família nos seus objetivos financeiros.

Ser exemplo aos olhos de uma criança
Como pais vão auxiliar os filhos a tomarem as melhores decisões financeiras até que estes sejam independentes e tomem as suas decisões sem ajuda. Enquanto crescem, veem os pais como exemplos, por isso, nunca se deve esconder decisões menos boas ou consequências.

5 - Construir hábitos

Os hábitos são importantes para controlar o que rodeia, impulsionar os objetivos ou concretizar sonhos. Aos poucos, criar o hábito de aprender, procurar conhecimento, planear e organizar são fundamentais para a criança. Inserir estas aprendizagens no dia a dia, ajudará a tornar-se uma rotina.

O pé de meia
Para alavancar o sucesso dos filhos, também é bom sair do ambiente de casa. Leve-os a museus, especialmente ao museu do dinheiro, ao banco e mostre como está o seu pé de meia. O pé de meia, no qual, os pais investiram.

Para impulsionar o sucesso financeiro dos filhos, é necessário inserir aprendizagens sobre finanças pessoais logo em criança e ser um exemplo para eles, mostrando o orçamento e como poupar.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top