logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Categorias

Popular

Apagão elétrico: existem soluções que cobrem os danos?
Novas regras de tributação autónoma para viaturas empresariais
Apagão elétrico: tenho direito a receber salário mesmo sem trabalhar?
Kit de sobrevivência de 72 horas: o que deve incluir?
Quais são as vantagens de ter um seguro de vida?
Como poupar nesta Páscoa?
Spread bancário: qual é o seu impacto no crédito habitação?
Diferenças entre seguro de vida crédito habitação e familiar
Quanto custa ter um filho em Portugal?
Despesas dedutíveis para maximizar o reembolso de IRS

Como é que a inflação afeta as suas poupanças?

A inflação é um aumento geral de preços de todos os bens e serviços. Ocorre quando com o mesmo valor, consegue comprar menos bens e serviços do que anteriormente. O processo contrário, quando com o mesmo valor, consegue comprar mais bens e serviços, chama-se de deflação. A inflação ou deflação significa que a mesma quantia de dinheiro perde ou ganha valor de mercado, respetivamente.

O que é a inflação e como pode combatê-la?

Como é que a inflação afeta as suas poupanças? Se os bens e serviços começam a ser mais caros e o salário não aumentar, então terá menos dinheiro para poupar, logo a poupança será menor. Irá ter que despender de uma percentagem maior do salário para fazer face às suas despesas mensais.

Se a economia inflaciona e o seu salário permanecer igual perderá poder de compra.

A inflação afeta ainda o que já tem poupado. Os níveis da inflação desvalorizam o ganho que era expectável com qualquer aplicação financeira onde tenha alocado as suas poupanças. Continua a ter ganhos, mas se estes forem inferiores à taxa de inflação na realidade está a “perder dinheiro” porque o crescimento das poupanças não se vai equiparar ao crescimento dos preços dos bens e serviços. Continue a ler o artigo para saber mais.

Como combater o impacto da inflação nas suas Poupanças?

Na realidade a inflação é um fenómeno que foge ao controlo do cidadão comum, por isso, é importante ter algum cuidado ao decidir onde aplicar o dinheiro poupado.

Deve selecionar produtos com uma remuneração superior aos valores da inflação atual e o valor da inflação previsto para os próximos 12 meses. Este ponto é fulcral para que as poupanças cresçam, pelo menos, ao mesmo ritmo que a inflação. Ou seja, não irá perder dinheiro. Poderá encontrar estes dados no site do INE ou do Banco de Portugal.

De que outra forma pode salvaguardar as suas poupanças?

Diversificando! Sabemos que é mais cómodo ter todas as poupanças numa só aplicação, mas ao fazer isso está a colocá-las em risco! É necessário diversificar por diversos produtos financeiros com diversas taxas de juro de retorno. Assim, caso a inflação afete algumas das aplicações, não terá todo o dinheiro das poupanças a desvalorizar com a mudança de taxa.

Este artigo ajudou-o a esclarecer o que é a inflação e como o afeta? Deixe os seus comentários em caso de dúvidas. Pode, também, falar com um especialista financeiro. Estamos aqui para ajudá-lo.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top