logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Categorias

Popular

Quer saber se foi multado por um radar?
Transferência de crédito habitação: sim ou não?
Como o seguro multirriscos pode ajudar a remediar os danos de apagões?
Apagão elétrico: existem soluções que cobrem os danos?
Novas regras de tributação autónoma para viaturas empresariais
Apagão elétrico: tenho direito a receber salário mesmo sem trabalhar?
Kit de sobrevivência de 72 horas: o que deve incluir?
Quais são as vantagens de ter um seguro de vida?
Como poupar nesta Páscoa?
Spread bancário: qual é o seu impacto no crédito habitação?

Como ter uma passagem de ano divertida sem gastar muito dinheiro

O Natal está a chegar, mas com tudo preparado e organizado e o mês a terminar, o pensamento e foco podem já estar em como poupar na passagem de ano.

Planeie a sua festa de ano novo com poupança

Esta época é marcada por gastos excessivos, presentes, compras, comida, decoração, viagens. É possível poupar, mesmo numa época de festividades e celebrações.

Poupar na passagem de ano

Celebre o ano novo de forma divertida, alegre e junto das pessoas que gosta. Faça-o sem gastar muito dinheiro, siga estas 8 dicas:

1 - Lista de convidados

Se gosta de passar o réveillon com pessoas, faça uma lista de convidados. Pense sobre as pessoas que pretende que estejam presentes. Quando tiver o número de presenças, já sabe quantos lugares ocupados vão estar na mesa. Decore a mesa com a sua melhor loiça e, caso não a tenha, faça uma decoração ao estilo vintage. Aproveite decorações de Natal para colocar na mesa, como castiçais com velas, bolas e árvores de Natal. Ou seja, precisa de pensar em:

  • Lista de convidados (quem vai estar presente).
  • Pratos para a mesa (entrada, prato principal e sobremesa).
  • Bebidas.

A decoração de uma mesa de réveillon é muito falada. No entanto, não precisa de gastar dinheiro para decorar, se reaproveitar decorações e for criativo.

2 - Menu

A comida é a estrela da noite, por isso, tem de ser bem escolhida e a pensar no quanto gastará. Opte por uma comida simples, como, lombo no forno, mas não compre recheado no supermercado porque se tornará mais caro. Pode colocar o recheio e apostar nos acompanhamentos. Outra opção mais acessível é o bacalhau. Por isso, para ambos os pratos, a batata no forno e o arroz são duas boas escolhas.

Pode preparar uma mesa de estilo aniversário (mesa separada com comida e sobremesas deliciosas). Ter uma mesa à parte vai fazer parecer que está muita comida à disposição. Os convidados podem ir comendo ao longo da noite.

  • Bolachas.
  • Fritos (rissóis).
  • Batatas fritas.
  • Tostas e patés.
  • Queijo.
  • Frutos secos.
  • Mousse de chocolate, torta de laranja, bolo rei, mousse de queijão e abóbora, pudim e rabanada.
  • Bebidas (água, sumo, vinho, champanhe).

Poderia poupar mais se cada convidado contribuir com um prato, entrada, petiscos ou bebidas.

3 - Duração da festa

A duração da festa pode ter um peso maior no orçamento. Se for mais do que uma noite, é preciso ter comida suficiente para que não falte nada. Neste caso, para poupar, deve ter um planeamento e um orçamento.

4 - Compras

As compras devem ser feitas com antecedência para aproveitar os descontos e evitar as filas. Algumas lojas e supermercados, com o aumento da procura, aumentam os preços dos produtos. Confira sempre os preços e quantidades antes ou depois de pagar. Nestas alturas e, com as promoções, há alguma confusão e os preços podem não estar atualizados. Lembre-se que, para poupar e não se desviar do orçamento, deve levar consigo uma lista de compras.

5 - Comida pré-feita

Evite comprar comida pré-feita e, isso, inclui as sobremesas. Torna-se mais acessível fazer em casa. Procure não ultrapassar o seu orçamento familiar.

6 - Programa para a noite

Selecione filmes para assistirem ou até podem fazer uma maratona de séries. Se não tiverem vontade de ficarem sentados no sofá a ver um filme, podem optar por um concerto ou musical. Se forem um grupo de pessoas mais estratégicas, organizar um jogo de tabuleiro, pode ser a solução. O que pode acontecer é que, à meia-noite, o jogo ainda não terminou.

7 - Celebrar ao ar livre

Alguns municípios organizam passagens de ano com entrada gratuita. No final do jantar, pode ir com a sua família e amigos a este espaço para comemorar o fim do ano. A vantagem é o fogo de artifício que poderá assistir enquanto bebe o champanhe, come as passas e deseja para si mesmo e para os outros, um feliz ano novo.

8 - Roupa

Mesmo que não saia de casa, vista-se a rigor, como se fosse sair. Afinal, é uma festa e é para celebrar. Vestir-se para uma festa faz bem à saúde mental. Não gaste dinheiro em roupa só para uma ocasião, mas caso precise, aproveite os saldos após o Natal com atenção e organização. Antes de comprar, pondere.

Em qualquer altura, mesmo em épocas festivas, é possível poupar. É necessário evitar compras desnecessárias e por impulso, planear e organizar. Pode ter uma festa de ano novo divertida, com as pessoas que mais gosta, sem sair do orçamento.

 

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top