logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor
IRS: declarar os rendimentos

Como ter uma passagem de ano divertida sem gastar muito dinheiro

O Natal está a chegar, mas com tudo preparado e organizado e o mês a terminar, o pensamento e foco podem já estar em como poupar na passagem de ano.

Planeie a sua festa de ano novo com poupança

Esta época é marcada por gastos excessivos, presentes, compras, comida, decoração, viagens. É possível poupar, mesmo numa época de festividades e celebrações.

Poupar na passagem de ano

Celebre o ano novo de forma divertida, alegre e junto das pessoas que gosta. Faça-o sem gastar muito dinheiro, siga estas 8 dicas:

1 - Lista de convidados

Se gosta de passar o réveillon com pessoas, faça uma lista de convidados. Pense sobre as pessoas que pretende que estejam presentes. Quando tiver o número de presenças, já sabe quantos lugares ocupados vão estar na mesa. Decore a mesa com a sua melhor loiça e, caso não a tenha, faça uma decoração ao estilo vintage. Aproveite decorações de Natal para colocar na mesa, como castiçais com velas, bolas e árvores de Natal. Ou seja, precisa de pensar em:

  • Lista de convidados (quem vai estar presente).
  • Pratos para a mesa (entrada, prato principal e sobremesa).
  • Bebidas.

A decoração de uma mesa de réveillon é muito falada. No entanto, não precisa de gastar dinheiro para decorar, se reaproveitar decorações e for criativo.

2 - Menu

A comida é a estrela da noite, por isso, tem de ser bem escolhida e a pensar no quanto gastará. Opte por uma comida simples, como, lombo no forno, mas não compre recheado no supermercado porque se tornará mais caro. Pode colocar o recheio e apostar nos acompanhamentos. Outra opção mais acessível é o bacalhau. Por isso, para ambos os pratos, a batata no forno e o arroz são duas boas escolhas.

Pode preparar uma mesa de estilo aniversário (mesa separada com comida e sobremesas deliciosas). Ter uma mesa à parte vai fazer parecer que está muita comida à disposição. Os convidados podem ir comendo ao longo da noite.

  • Bolachas.
  • Fritos (rissóis).
  • Batatas fritas.
  • Tostas e patés.
  • Queijo.
  • Frutos secos.
  • Mousse de chocolate, torta de laranja, bolo rei, mousse de queijão e abóbora, pudim e rabanada.
  • Bebidas (água, sumo, vinho, champanhe).

Poderia poupar mais se cada convidado contribuir com um prato, entrada, petiscos ou bebidas.

3 - Duração da festa

A duração da festa pode ter um peso maior no orçamento. Se for mais do que uma noite, é preciso ter comida suficiente para que não falte nada. Neste caso, para poupar, deve ter um planeamento e um orçamento.

4 - Compras

As compras devem ser feitas com antecedência para aproveitar os descontos e evitar as filas. Algumas lojas e supermercados, com o aumento da procura, aumentam os preços dos produtos. Confira sempre os preços e quantidades antes ou depois de pagar. Nestas alturas e, com as promoções, há alguma confusão e os preços podem não estar atualizados. Lembre-se que, para poupar e não se desviar do orçamento, deve levar consigo uma lista de compras.

5 - Comida pré-feita

Evite comprar comida pré-feita e, isso, inclui as sobremesas. Torna-se mais acessível fazer em casa. Procure não ultrapassar o seu orçamento familiar.

6 - Programa para a noite

Selecione filmes para assistirem ou até podem fazer uma maratona de séries. Se não tiverem vontade de ficarem sentados no sofá a ver um filme, podem optar por um concerto ou musical. Se forem um grupo de pessoas mais estratégicas, organizar um jogo de tabuleiro, pode ser a solução. O que pode acontecer é que, à meia-noite, o jogo ainda não terminou.

7 - Celebrar ao ar livre

Alguns municípios organizam passagens de ano com entrada gratuita. No final do jantar, pode ir com a sua família e amigos a este espaço para comemorar o fim do ano. A vantagem é o fogo de artifício que poderá assistir enquanto bebe o champanhe, come as passas e deseja para si mesmo e para os outros, um feliz ano novo.

8 - Roupa

Mesmo que não saia de casa, vista-se a rigor, como se fosse sair. Afinal, é uma festa e é para celebrar. Vestir-se para uma festa faz bem à saúde mental. Não gaste dinheiro em roupa só para uma ocasião, mas caso precise, aproveite os saldos após o Natal com atenção e organização. Antes de comprar, pondere.

Em qualquer altura, mesmo em épocas festivas, é possível poupar. É necessário evitar compras desnecessárias e por impulso, planear e organizar. Pode ter uma festa de ano novo divertida, com as pessoas que mais gosta, sem sair do orçamento.

 

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top