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A má gestão financeira está interligada à falta de literacia financeira, à inexperiência em lidar com dinheiro e à dificuldade em escolher o que fazer com dinheiro que temos. Ensinar uma criança a lidar com o dinheiro e a criar a ideia e o hábito de poupança, são conceitos-chave que devem ser promovidos por todos aqueles envolvidos na sua educação. Sejam estes a família, os educadores/professores ou outras figuras.
Gerir e poupar dinheiro, deverá constar nas prioridades da educação das crianças a partir do momento em que começam a pedir tudo aos pais. Quanto mais cedo melhor, aliás, reza a sabedoria popular que é “de pequenino que se torce o pepino”.
Os brinquedos que querem, os doces que pedem, o jogo que o colega tem e a criança também quer ter. Ao contrário do que as crianças pensam, nada sai do cartão de crédito “mágico” dos pais. Nada é de graça. Tudo tem o seu preço e é muito importante educar as nossas crianças sobre o valor das coisas.
Conheça 7 ideias para saber como falar de dinheiro com crianças.
Como falar de dinheiro com crianças é muito fácil. Basta, colocar em prática as 7 ideias que lhe apresentamos na lista abaixo:
Deve falar nestes temas oportunamente quando vai ao supermercado, ao fazer uma compra para a qual se poupou ou em casa, enquanto se prepara o lanche ou se arruma a casa. Pois, a criança aprende pelo exemplo e durante o seu dia a dia.
Como falar de dinheiro com crianças, também pode ser feito de modo divertido, através de jogos e brincadeiras. Seja criativo.
Em primeiro lugar, importa relembrar que a melhor forma de ensinar uma criança é através do exemplo. O processo de aprendizagem das crianças é muitas vezes baseado na imitação dos adultos. Cabe-lhes passar os melhores hábitos e rotinas às crianças, inclusive de poupança e gestão de dinheiro.
As atividades em sala de aula e em casa são uma boa forma de ter uma brincadeira pedagógica, por exemplo:
As crianças aderem muito facilmente. À medida que ensina, aproveite para controlar o seu orçamento familiar.
A seguir exploremos 3 situações importantes na aprendizagem.
Nos primeiros anos de vida, tudo é oferecido aos mais pequenos. Tudo está disponível e acontece como que por magia e sem esforço. Os pais, os familiares e os amigos, oferecem:
Ao ensinar os fundamentos básicos do dinheiro na idade adequada e ao introduzir, por exemplo, uma semanada no quotidiano da criança, dar-lhe-á oportunidade de aprender a gerir o montante entregue durante a semana.
O desafio poderá aumentar à medida que a criança cresce e fica mais madura. Pode ser dada uma mesada, aumentando assim o valor, a periodicidade e a dificuldade em gerir o valor entregue para o mês. Assim ela estará a preparar-se para a realidade do nosso país.
É importante realçarmos que se comprarmos tudo o que queremos, gastamos o dinheiro num piscar-de-olhos.
Deverá evitar dar-lhe adiantamentos. Caso empreste, poderá incentivar a deduzi-los na próxima entrega, aumentando o rigor necessário e coerente com a vida real. Privilegiando assim uma melhor gestão e criatividade para gerar poupanças, bem como o fazer face aos imprevistos e emergências que tantas vezes surgem no mundo real.
Por fim, o processo de aprendizagem económica deve ser sempre incentivado, acompanhado, regrado e valorizado pela família e educadores/professores.
A poupança é a pedra basilar da gestão financeira, seja em que idade for. Gestão sem poupança é algo que não existe, e devemos sempre acompanhar as nossas crianças neste processo, incentivando-as a alcançar os seus objetivos, com a disciplina necessária para tal, ajudando-as nas suas dificuldades e recompensando-as pela sua evolução.
Ensinar as crianças a gerir o seu dinheiro e sobretudo a poupar, é fundamental para a sua estabilidade, a sua independência e para a saúde das suas finanças pessoais durante toda a vida.
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