logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Categorias

Popular

Posso pedir um crédito habitação sendo fiador?
O seguro de vida pesa no crédito habitação: como poupar?
O que é consignação de IRS?
Como consultar as despesas para deduções à coleta em IRS?
Como funciona o Seguro de vida crédito habitação?
Crédito consolidado: quando optar por consolidar créditos?
Seguro de saúde: o que é e como funciona?
Reembolso de IRS: como aumentar o valor a receber?
Transferência de crédito habitação: vantagens em mudar de Banco
Produção automóvel em Portugal cai 21,7% em 2025

Saiba quem são os seenagers

Os seenagers são pessoas a partir dos 60 anos, reformados. Sem os filhos para cuidar e as preocupações do trabalho, não se enquadram como “idosos” ou “terceira idade”. Têm alma jovem e são financeiramente independentes.

Aprender com os seenagers e alcançar a independência financeira

Com mais tempo livre, finalmente podem fazer tudo o que sempre desejaram. Este é o sonho de todas as pessoas: não estar preso a nada, ser rico o suficiente para não trabalhar e viver o que a vida tem de bom. Mas como se prepara para chegar à idade dos seenagers, manter o seu estilo de vida atual e alcançar a independência financeira?

Os seenagers

A independência financeira não é um mito, mas é necessário disciplina, paciência e persistência para a alcançar. Saiba mais sobre os seenagers.

Gastar o dinheiro da herança dos filhos

Em vez de os filhos olharem para o dinheiro dos pais como herança são motivados a preparem a sua própria independência financeira. Os seenagers são considerados pessoas que desfrutam do dinheiro que conseguiram poupar. Deixam de pensar nos filhos como uma preocupação.

É nos pais que se encontra apoio e suporte. Podem ter contribuído para o financiamento dos estudos e, mais tarde, para a compra da casa e/ou apoio com os netos. Aqui encontra o 1.º passo para a independência. Quando vive com os pais, não tem despesas, aproveite para poupar.

Alcançar a independência financeira

Assim como os seenagers, pode alcançar também a sua independência financeira. Saiba como o pode fazer.

1 - Planeamento

A primeira coisa a fazer é analisar a sua situação financeira. Tem de perceber como estão as suas finanças pessoais, quando gasta e onde, se tem um fundo de emergência (3 a 6 meses de despesas mensais). Antes de avançar, tem de verificar estas questões para depois começar a investir. Defina as suas metas por idade, lembre-se que é um objetivo de longa duração.

2 - Preparação por idade: despesas vs diminuição da possibilidade de poupar

Os seenagers são pessoas que começaram a preparar desde muito cedo a sua independência financeira. Existem fatores influenciadores como o tempo, os rendimentos passivos e ativos, poupanças, investimentos ou custo de vida.

É sempre necessário, independentemente das circunstâncias, gerir muito bem as finanças pessoais. Os seenagers de modo a apoiarem os filhos para estudos universitários tiveram de poupar neste sentido. Para entender todos os aspetos que vai ao longo da vida, leia este artigo. Crie as suas metas consoante a sua idade:

Dos 20 aos 30 anos

Aos 20 anos, é possível que tenha poucas despesas. Basicamente, é a melhor altura para começar o fundo de emergência e poupar para investir. Ou seja, durante os seus 20 e 30 anos estás a construir e a fazer crescer as suas finanças. Aproveite os anos em que vive com os pais e não tem despesas relacionadas com a casa ou alimentação. Em Portugal as despesas com a alimentação representam 13,6% do salário mínimo.

Como um verdadeiro seenager, vai:

  • Criar o hábito de poupar.
  • Começar um investimento, como um PPR.
  • Poupar para comprar uma casa.
  • Contratar os primeiros seguros.
  • Investir.

Para alcançar a independência financeira, é necessário alterar os hábitos atuais para hábitos que o enriqueçam.

Dos 40 aos 50 anos

As maiores despesas que as pessoas fazem aos 30 anos é a compra ou arrendamento de casa, assim como constituir família. As poupanças devem ser feitas com objetivos tendo em conta os filhos que o casal irá ter. É, também, nesta fase que surgem as dívidas com o crédito habitação e crédito automóvel. É provável que aproveite os seus rendimentos para:

  • Rever os seus investimentos.
  • Readaptar os seus objetivos de curto e longo prazo.
  • Poupar a pensar nos filhos (estudos).
  • Amortizar dívidas.
  • Readaptar os seguros às necessidades atuais.

Estas idades são também propícias para os primeiros negócios e reconversão de carreira.

A partir dos 60 anos

A partir dos 60 anos pode procurar a melhor forma, com um especialista financeiro, para rentabilizar as poupanças e investimentos. Será nesta idade que começará a aproveitar a sua reforma e se tornará num seenager. No futuro, as suas despesas podem passar a ser mais relacionadas com a saúde. É, também, a idade em que muitas pessoas começam projetos novos ou fazem voluntariado.

3 - O crescimento das suas finanças pessoais

À medida que toma decisões e organiza o seu orçamento familiar, sabe sempre como está financeiramente. Um dos truques é não viver acima das nossas posses. É importante que as dívidas não sejam acima do que já tem, havendo um equilíbrio para poder, numa urgência, resolver o problema.

É, por isso, fundamental, para quem deseja alcançar a independência financeira, ter um fundo de emergência. Os seenagers têm mais escolhas, mais liberdade e uma melhor disposição mental e física. Isto porque planearam, não contraíram dívidas que não pudessem pagar e não perderam nada durante situações inesperadas.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top