logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor
IRS: declarar os rendimentos

A importância do processo para alcançar os objetivos financeiros

Nas finanças pessoais, o processo financeiro é mais importante que o resultado. Parece contraproducente, mas se não souber qual é o processo, como pode obter resultados?

Como alcançou determinado objetivo?

As pessoas estão muito focadas nos resultados e não dão o devido valor ao processo, porque é este que engloba as metas e os objetivos que decidiram alcançar. Todos têm um propósito ou uma missão e o dinheiro é alavanca principal. Ao utilizar o dinheiro, espera-se que este leve ao que pretende: uma casa, um carro, mais segurança. No entanto, quais foram os passos que deram, o que analisaram e ponderaram?

Porque o processo é mais importante que o resultado?

É preciso aprender e perceber quais os passos envolvidos para chegar ao resultado. O processo é o método. Só se pode obter bons resultados, quando tiver dominado o mais básico, a disciplina e o foco.

1 - Exemplo: comprar uma casa

Quando sabe que alguém comprou uma casa, só vê o resultado: a casa. No entanto, desconhece todo o processo financeiro pelo qual essa pessoa passou para a comprar. No momento em que decide fazer algo com o seu dinheiro, tem de tentar perceber como vais do ponto A ao ponto B.

Antes de o resultado ser a aquisição da casa, passa por vários obstáculos e dificuldades. A procura, os orçamentos, o banco, a negociação, entre outras. Além disso, há a questão de poupar o dinheiro. Existem vários fatores que têm de ser analisados porque comprar uma casa é um grande investimento.

Os desafios são importantes para melhorar e crescer. Quem compra uma casa, de certeza que, se voltar a comprar, vai fazê-lo de outra forma e melhor.  Já sabe onde falhou da primeira vez. Por isso, se o seu objetivo for comprar uma casa, primeiro, tem de estudar qual o melhor processo para a adquirir e só depois começar a aplicá-lo.

2 - Presente vs futuro

Deves focar-se, apenas, no que pode fazer no presente. O que deve fazer para gerir bem e de forma simples as suas finanças pessoais é:

  • Fazer o orçamento mensal.
  • Analisar contratos e subscrições.
  • Poupar no dia a dia.
  • Preparar uma lista de compras para não gastar demasiado.
  • Procurar promoções.
  • Liquidar ou amortizar dívidas.
  • Investir.

Quando faz algo, este deve estar em alinhamento com os seus objetivos e metas. Se estiver focado no presente, vai preparar o seu futuro, planear todas as despesas, imprevistos, entre outros. O seu futuro é, quando decide, no seu presente, escolher:

  • Cuidar da sua saúde(seguro de saúde).
  • Proteger a sua vida (seguro de vida).
  • Construir o seu fundo de emergência.
  • Investir (plano previdência privada).

Falhar é inevitável. Desistir é impensável. Estas duas variáveis podem orientar-lhe no seu presente. Este processo básico que se estabelece para uma boa gestão das finanças pessoais, pode não correr bem na primeira vez.

Quando vai poupar, pode irracionalmente gastar. Também pode perder dinheiro em investimentos. As possibilidades são muitas, mas se estiver determinado, aos poucos, vai desenvolver o seu método e o processo financeiro vai-se tornar mais fluído.

3 - Reavaliar

O processo é mais importante que o resultado porque, quando olha para trás, está todo o empenho naquele objetivo, que lhe levou a alcançar algo. Imagine que quer poupar para fazer uma viagem. Pode começar a planear, a poupar, mas quando chega a meio, percebe que vai precisar de mais dinheiro do que definiu inicialmente.

O que vai fazer? Não tiveste essa previsão e não tinha um plano B. O que deve fazer é reavaliar e ajustar conforme os novos dados do seu plano. Acredite no processo. Os melhores resultados são alcançados quando está disposto a melhorar e a reajustar o que for necessário.

4 - Garantir que o processo financeiro está a alcançar resultados desejáveis

São os processos que garantem que obtém os resultados, por exemplo, como poupar dinheiro. A longo prazo, dependendo do processo, pode, até, aumentar o valor que poupa todos os meses. Um processo financeiro bem-sucedido pode apresentar os seguintes passos para poupar mais:

  • Quanto é que gasta por mês: aponte por categorias as suas despesas mensais. Tem várias apps que ajudam nesta tarefa.
  • Orçamento: inclui uma secção de poupanças e planeie poupar uma percentagem. Existem muitas despesas que não ocorrem todos os meses. Aproveite para poupar através dessas despesas.
  • Curto e longo prazo: tenha poupanças que possa utilizar a curto e a longo prazo. Defina valores para ambas, segundo os objetivos que tem para cada. Determine também as metas para analisar se está a conseguir atingir os valores que se comprometeu.

O processo financeiro ajuda e orienta-lhe para a sua gestão ser mais fácil e flexível, por isso, é mais importante que o resultado. Sem objetivos e sem saber o que se pretende como resultado, perde o foco e o propósito.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top