logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor
IRS: declarar os rendimentos

Seguro de saúde: aproveite os benefícios

Saiba como utilizar melhor o seguro de saúde. Aproveite todos os benefícios aos quais tem direito e não deixe que a sua saúde piore porque ficou com dúvidas ou evitou usufruir de um produto para o qual paga.

Reveja as coberturas do seu seguro de saúde

Os seguros de saúde são todos diferentes, porque depende das coberturas que fez ou da seguradora e das regalias que ofereceram.

Como usar melhor um seguro de saúde?

Em primeiro lugar, deve perceber junto da seguradora ou do mediador de seguros se o seu seguro de saúde é adequado para si. Rever os seguros, seja de saúde, vida, habitação, entre outros, é uma oportunidade para poupar. Saiba como utilizar melhor um seguro de saúde.

1 - Assegure o seu bem-estar

É importante que, independentemente, da sua idade, esteja a usufruir do seguro de saúde que contratou. Ou seja, se é saudável e não costuma ir ao médico, deve fazer, pelo menos, check-ups anuais específicos para a sua idade.

Este é um direito seu. O objetivo do seguro é garantir que física e mentalmente se encontra bem e pode cuidar de si através de uma marcação fácil e rápida com um especialista da sua escolha (que tenha acordo com a sua seguradora). Ao não utilizar o seguro de saúde, não está a cuidar de si.

2 - Doenças

Quando decide fazer um seguro de saúde pode ter pré-existências. 

O que são pré-existências?

Significa que tem uma doença ou condição que pode prejudicar no momento de adesão ao seguro. No entanto, não é um entrave ou um limitador. Ao ter uma doença, o mediador de seguros, encontrará o seguro de saúde adequado à sua situação.

Pode ser um seguro com um plano mais baixo, ao qual possa recorrer numa situação de aflição. Por isso, se já tiver uma doença, pode ter um seguro e à sua medida. E, inclui, a opção de ter um complemento que auxilia se tiver alguma questão oncológica.

3 -Variedade de consultas e exames

Aproveite os vouchers do seu seguro de saúde que disponibilizam vários exames sem custo acrescido. Muitas vezes menosprezam-se as dores, porque não se quer ter despesas com os exames, os quais, por vezes, ficam ou são mais caros que as consultas. Principalmente, quando se está a despistar doenças ou tem de se fazer vários seguidos. Questione o seu médico de família sobre que tipos de exames deve fazer, consoante a sua idade. Por exemplo, aos 60 anos deve fazer:

Colonoscopia

Este exame identifica alterações da mucosa do intestino que podem evoluir para um cancro. A identificação a tempo permite reduzir o risco da doença.

Endoscopia
Exame que previne o cancro do estômago ou cancro do esófago.

Exames oftalmológicos

Os exames oftalmológicos permitem identificar doenças, como a diabetes e a hipertensão, principalmente as cataratas e o glaucoma.

Exame de toque retal e PSA

Os homens devem fazer este exame por causa do cancro da próstata, assim como é muito útil para prevenir doenças como a hiperplasia prostática benigna.

Mamografia
A mamografia é importante como prevenção do cancro da mama. A mulher deve fazê-lo, assim como o homem.

Veja quais os exames que uma mulher deve fazer ao longo da vida e conheça os exames que um homem, também, deve fazer, em todas as etapas da sua vida.

4 - Medicina online

Para os casos de quando fica constipado ou gripado, mas não quer ir ao médico ou tem uma agenda de trabalho preenchida e não tem tempo para nada, já existe uma solução: as consultas online. Utilizar melhor um seguro de saúde depende muito de si. A medicina online, vem facilitar a vida. Não tem um valor acrescido (apenas o custo de uma chamada) e, se tiver sintomas ou dúvidas médicas, pode falar com um médico.

5 - Medicina Dentária (Estomatologia)

Uma das consultas mais procuradas é a medicina dentária, no entanto, depende do seguro que fez. Por norma para incluir esta cobertura fica mais caro, embora haja seguradoras que são flexíveis e dá para ajustar, contratando um seguro mais baixo com medicina dentária incluída na mesma apólice.

Utilizar melhor um seguro de saúde é ter acesso a um conjunto de serviços que permitem prevenir e despistar doenças. E, em caso de dúvida, ou se pretende fazer um seguro de saúde, não hesite em procurar um mediador de seguros. Na UniPeople, parceira da Dona Poupança, os mediadores de seguros procuram a melhor solução para si consoante as suas necessidades.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top