logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

O bem-estar financeiro da família
Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor

Seguros de Saúde e poupança

A nossa saúde é valiosa e não deve ser menosprezada. O Serviço Nacional de Saúde, nem sempre consegue a rapidez que precisamos. Antecipando situações, e sendo a saúde o nosso futuro, sabe como podes poupar no seguro de saúde.

Principais vantagens de aderir a um seguro de saúde

As nossas escolhas são decisivas para o nosso bem-estar. Nem sempre colocamos a saúde em primeiro lugar, apesar de sabermos que o devíamos fazer. Adiamos aderir a planos de saúde ou ao seguro de saúde, porque pensamos que o futuro demora ou está muito longínquo.

Cremos que pagar por mês uma determinada quantia é uma perda de dinheiro e não vemos esse pagamento como uma poupança ou salvaguarda. Enquanto não virmos os seguros neste prisma, nunca compreenderemos o seu real valor. Será o seu caso? Comecemos este artigo, por explicar porque deve ter um seguro de saúde. Depois vamos dizer-lhe como pode poupar. Mas lembre-se… a vida não é para ser poupada, mas sim, cuidada.

Porquê ter um seguro de saúde?

Reveja a seguir alguns dos principais motivos pelos quais deverá ter um seguro de saúde.

1 - Conforto

O conforto é muitas vezes associado com o seguro de saúde e isto deve-se ao fato de termos que nos expor a alguém sobre o que estamos a sentir e onde. E mais do que falarmos com alguém é sentirmos que o podemos fazer em segurança, num ambiente acolhedor e que a outra pessoa (médico) nos está a ouvir. Queremos ser bem tratados, não que nos apressem a falar. Não queremos sair do consultório com dúvidas.

O seguro de saúde possibilita que tenha um melhor atendimento, tenha à escolha vários especialistas e possa ir à clínica ou ao hospital da sua preferência. É atendido mais rápido, não tendo de esperar meses, e não te apressam a falar. A saúde não é igual para toda a gente.

2 - Marcação de consultas

As doenças surgem sem avisar, podem ser só um mau estar ou algo pior, mas quer, de certeza, ir logo ao médico e perceber o que se passa. A vantagem do seguro de saúde é a rapidez com que consegue marcar a sua consulta. Tem também acesso a consultas ao domicílio ou online (teleconsulta). Se for mais urgente, pode ir às urgências de um hospital privado. Não deixe que a sua saúde se torne um desafio.

3 - Exames e tratamentos

Uma das maiores dificuldades são os exames ou tratamentos. Sem seguro ou apoio do Serviço Nacional de Saúde, pode tornar-se bastante dispendioso ou impossível de sustentar, consoante o orçamento familiar.

Estes exames podem não ser apenas um e ao longo dos tratamentos, podem ser várias as vezes que têm de ser feitos. A consulta, os exames e os tratamentos podem chegar a valores impossíveis de comportar.

Entre a espada e a parede, sem seguro de saúde, só terá três soluções:

  • Utilizar o dinheiro das suas poupanças.
  • Recorrer a um fundo de emergência.
  • Decidir utilizar o plafond do cartão de crédito: podendo originar uma dívida senão for utilizado com cuidado.

Os complementos não são em linha reta, mas muitos “s”, com várias curvas. Subidas e descidas. Ficou a pensar se vale a pena fazer um seguro de saúde?

Quais as principais diferenças entre seguro de saúde e plano de saúde?

Entenda as principais diferenças entre ter um seguro de saúde e um plano.

Seguro de SaúdePlano de Saúde
Com período de carênciaSem período de carência
O prémio aumenta com a idadeNão tem limite de idade.
Cobre hospitalizações, parto, doenças grandes.Não cobre hospitalizações, parto, doenças graves.
Pode ser assistido fora da rede convencionada.Não pode ser assistido fora da rede convencionada.
Mais especialistas por área.Menos especialistas por área médica.
Mais coberturas, mais abrangente.Menos abrangente.

Um protege-o em todas as situações, o outro é para consultas esporádicas.

Como poupar no seguro de saúde?

Para poupar no seguro de saúde não existe grande magia, mas pode fazer pequenas coisas, como:

1 - Conhecer o seu dia a dia

Os preços do seguro de saúde são feitos tendo em conta o historial clínico. Se for uma pessoa ativa, o preço será sensivelmente mais baixo. Isto significa que se faz desporto, tem uma alimentação saudável, não fuma, evita bebidas alcoólicas. Ou seja, acreditas que cuidar de ti é uma prioridade.

2 - O seguro “perfeito” para si

Todos os seguros são diferentes, porque não somos todos iguais. Dependem muito da situação familiar.

Pode precisar mais de seguros relacionados com oncologia, e internamentos no hospital ou simplesmente, para consultas ocasionais. O seguro deve ser feito com alguém que saiba quais são as coberturas ideias para ti. Escolhe quem tem a melhor informação para que não pagues por coisas que não vais precisar. Os mediadores de seguro têm conhecimento dos melhores produtos e onde ir buscar os preços mais baixos.

3 - Atenção aos pormenores

A sua vida está em constante movimento, por isso o teu seguro tem de ir mudando ao longo do tempo.

O que precisas aos 30 anos, não vai ser igual quando tiveres 40 ou 50 anos, por isso, precisas de estar sempre em contato com o teu segurador ou mediador para estar sempre atualizado das melhores propostas e pacotes.

4 - A família aumentou

É sempre importante perceber junto da seguradora se beneficia se juntares os seguros de saúde familiares, como filhos, por exemplo. Alguns pacotes ficam mais baratos, dependendo das circunstâncias.

5 - Vários seguros, várias seguradoras

Às vezes não existe vantagem nenhuma em ter os seguros espalhados por várias seguradoras. A ideia da seguradora é que seja um cliente que usufrui de todos os seguros que tenham e por isso, podem fazer descontos que te poupam a carteira.

6 - Pagamento dos seguros

Podes ver junto do teu segurador ou mediador qual a vantagem dos pagamentos mensais, fraseados ou anuais. Escolha a opção que o ajude a poupar no seguro de saúde (ou seguros).

7 - Benefícios fiscais

A saúde tem benefícios fiscais no IRS, por isso, ao ter um seguro de saúde, os gastos são dedutíveis até ao limite de 1000€.

8 - Seguradora

Faça o seu seguro numa seguradora que tenha vários seguros como:

  • Vida.
  • Habitação.
  • Carro.

Ou procure um mediador que lhe encontre as melhores soluções e os melhores preços. Nunca se contentes com o mínimo.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top