Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
O panorama dos hábitos de consumo está a mudar e com um novo ano pela frente mais mudanças surgirão. As compras em segunda mão têm novos desenvolvimentos de que deve estar atento, principalmente se for vendedor. Fique a par do que está para vir. Conheça as novas tendências nos hábitos de consumo e como estas o podem influenciar nas compras. Com o relatório da Distilled: A Diageo Foresight Report, pode ver o que as marcas estão a preparar para 2024.
Saber quais são os hábitos de consumo vai ajudá-lo a criar estratégias de compra e/ou venda. Conheça as principais novidades ao longo do artigo.
Se quer começar a poupar e a controlar os gastos, este artigo vai mostrar-lhe como o fazer. Saiba quais os hábitos de consumo que vão surgir em 2024.
As plataformas de venda de produtos em segunda mão têm sido até hoje uma forma de vender produtos que já não usávamos, mas que fariam jeito a outra pessoa. Tudo pode ser vendido, desde roupas a computadores, tornando-se numa oportunidade para fazer dinheiro extra. Vieram, também, promover a sustentabilidade e prolongar a vida útil de produtos que de outra forma seriam destruídos.
No entanto, entraram em vigor novas leis da União Europeia. Se um vendedor (tanto particulares como empresas) totalizar um valor superior a 2000€ ou caso realize mais de trinta vendas anuais, estas têm de ser comunicadas às Finanças. Quanto às plataformas, estas terão de comunicar dados financeiros dos utilizadores às Finanças para que o controlo das transações online tenham um controlo mais rígido.
Como fica no IRS de 2024? De acordo com o Ministério das Finanças, “são introduzidas obrigações de comunicação e não quaisquer normas que determinem o pagamento de imposto”.
Quando procuramos divertirmo-nos com a família e se é para gastar dinheiro, qualquer pessoa procura experiências diferentes, porque são as memórias e as lembranças que mais alegrias nos trazem. Por outro lado, este tipo de aventuras pode colocar as suas finanças pessoais em risco se não for bem planeado. É preciso analisar muito bem a oferta e criar metas financeiras para que nada falte quando chegar a altura, nomeadamente, nas deslocações, alimentação e alojamento.
É uma nova tendência, caracterizada por Neo-hedonismo e que se foca no prazer. Conheça algumas destas experiências fora da caixa:
Talvez ainda não tenha reparado mas o nosso dia a dia começa a ser impactado pela inteligência artificial. Este foi um tema muito falado na Web Summit 2023 e cada vez mais receberemos mais estímulos que vão impactar as nossas decisões. A IA nas finanças vai oferecer muitas oportunidades, se forem bem utilizadas. Estão a analisar os nossos padrões, preferências, sentimentos e a otimizar investimentos, com previsões de risco.
Estaremos cada vez mais dependentes, por isso, esta é a altura ideal para aprender a tirar o melhor partido destas ferramentas para que as saibamos utilizar e analisar os dados que nos dão.
Este é um sentimento que vem desde a pandemia por COVID-19, ou seja, a procura pelo bem-estar e a felicidade nas pequenas coisas que o dia a dia nos proporciona. Esta tendência nos hábitos de consumo faz com que as nossas necessidades sejam uma prioridade, comparativamente com desejos temporários e consumistas.
Gastar no que é mais importante e que trará uma felicidade duradoura e bem-estar é um objetivo neste novo ano, ou seja, existe uma inclinação para escolher produtos ou serviços que promovam o amor próprio. O seguro de saúde e de vida representam o cuidado para contigo e para com a família. Escolher um bom plano e que atenda às suas necessidades é o conforto de que precisa para garantir segurança.
Obviamente que o seguro de saúde e vida são apenas fatores entre muitos que podem influenciar o bem-estar emocional e financeiro de uma pessoa. Outros elementos, como relacionamentos e realização pessoal, também desempenham papéis significativos.
Fazer escolhas que beneficiem não apenas a nós mesmos, mas também à sociedade e ao meio ambiente mostram que é possível combinar práticas de poupança com um impacto positivo. O segredo está em tomar decisões informadas e alinhar as suas escolhas com os seus valores. É das tendências nos hábitos de consumo que mais tem mudado os produtos e a maneira como se consome. Desde a poupança de energia com a utilização de lâmpadas LED ao consumo de uma alimentação mais consciente, reduzindo o desperdício alimentar através do planeamento de refeições.
Apesar de não ser uma novidade, estar informado vai dar-lhe a oportunidade de aproveitar para fazer melhores escolhas num cenário em constante evolução. E um deles é os programas que o ajudam a melhorar as condições na tua habitação, como, por exemplo, o Programa Apoio Edifícios Mais Sustentáveis.
O mundo está em constante mudança, novas oportunidades surgem todos os dias, mas só vamos conseguir aproveitá-las se estivermos atentos. Estar atento às novas tendências nos hábitos de consumo e como estas nos afetam é fundamental para atender melhor às nossas necessidades e desejos, principalmente quando se trata de dinheiro e de como o gerimos.
Partilhe este conteúdo
Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!
Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.
Saiba como funciona o prémio de valorização salarial. Aproveite este benefício e planeie as suas finanças. Descubra mais no artigo.
Ensine finanças pessoais às crianças com estas dicas práticas. Prepare os pequenos para um futuro financeiro saudável e responsável. Saiba mais aqui!