logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor
IRS: declarar os rendimentos

Fale de dinheiro com a sua família

Envolva a sua família nos objetivos financeiros. Quando se trata de um casal estes, por norma, decidem juntos, mas e os filhos? Toda a família tem de ter uma voz ativa nas tomadas de decisão.

Envolva as crianças nas finanças pessoais

Se decidir ir de férias em família, pode envolvê-los nesse objetivo. Desta forma, decidem como vão poupar para que as férias se realizem. Este é um objetivo financeiro de todos. Envolver as crianças neste plano, vai ajudar na sua aprendizagem sobre finanças pessoais e a darem mais valor ao dinheiro. Não evite temas mais complicados como a renda da casa ou dívidas. As crianças devem aprender sobre finanças logo desde cedo. Elas aprendem com o exemplo.

Delinear os objetivos financeiros em família

Inclua a sua família nos seus objetivos financeiros, juntos podem chegar mais longe. Desta forma, vai sentir o apoio familiar e ensinar as crianças sobre a importância de poupar e atingir objetivos.

1 - Estratégia

Antes de começar a envolver a sua família toda, se houver crianças, é importante os adultos conversarem primeiro para decidirem a estratégia que vão utilizar. Algumas questões que podem colocar: o que vão fazer? Porquê? Como podem poupar?

Quanto melhor especificarem os objetivos financeiros, mais facilmente todos vão entender. Isto não serve apenas para as finanças, mas tudo. Viagens, organização de festas, alimentação, compras, entre outros.

2 - As crianças também participam

As crianças gostam de estar envolvidas nos projetos familiares. Se começarem cedo, vão tornar-se jovens dinâmicos, participativos e criativos. O que os ajudará, principalmente, quando estiverem em ambientes diferentes. Deixá-los a um canto a brincar, não os torna autónomos. A independência surge quando há responsabilidades e conseguem, sozinhos, tomar uma decisão.

Muitas famílias decidem não falar sobre dinheiro em frente dos filhos. Apenas abordam o tema da mesada e, quando negam algo às crianças ou jovens, não explicam a decisão, apenas dizem “agora não pode ser” ou “é muito caro”. Fale de dinheiro abertamente com a sua família, inclusive com os seus filhos ou com as crianças da família.  Saiba mais sobre as razões pelas quais não se fala de dinheiro.

3 - Objetivos financeiros

Defina os objetivos financeiros que, cada membro da família tem de alcançar, para atingirem o sucesso coletivo. Como pode envolver a família:

  • Explicar o que a família ganha quando atingirem o objetivo a que se comprometeram.
  • Incentivar os membros da família. Sem eles nada é possível.
  • Ajudar. Como são uma equipa, entreajudam-se.
  • Comemorar todas as vitórias, por mais pequenas que sejam.
  • Tornar tudo mais divertido, como se fosse um jogo.

Ao progredirem juntos, em família, todos aprendem e a realização dos objetivos financeiros vai ser uma vitória ainda maior.

4 - Controle os objetivos financeiros

Controle o progresso dos objetivos financeiros. Se não estiver a resultar, tem que mudar a estratégia ou perceber onde falha. Mas nunca pressione ninguém da família. Para alcançar um objetivo, pode levar tempo. Na vida financeira, é necessário ser persistente. Saiba mais sobre inteligência financeira.

5 - Pequenos passos, tornam-se grandes com o tempo

O envolvimento da família precisa de adaptação, rotinas e hábitos. Quando todos tiverem percebido melhor como tudo funciona, tudo se tornará mais fluído. Uma equipa unida é mais forte. Certas situações vão começar a surgir naturalmente e falar de dinheiro, de estratégia e de poupança será mais fácil. Vão começar a pensar em como melhorar o futuro e aprender a definir objetivos para tudo o que fazem.

Elementos importantes para o sucesso

Tenha atenção a estes 5 elementos que o podem ajudar a caminhar para o sucesso financeiro e não só.

  • Mindset: o talento desenvolve-se com trabalho árduo. Ter um mindset forte é estar disponível para aprender.
  • Personalidade: criatividade, curiosidade, empatia, liderança, perseverança são qualidades de uma personalidade de sucesso. Esta desenvolve-se quando é estimulada.
  • Comprometimento: alcançar as metas e objetivos só é possível se estiver disposto a comprometer-se.
  • Resiliência: nas horas mais difíceis, de desorientação e confusão, é na resiliência que pode confiar. É forte o suficiente para ultrapassar obstáculos.
  • Otimismo: a falha é temporária, se mantiver o seu otimismo e tiver confiança nos seus projetos.

Envolver a família nos objetivos financeiros é uma aprendizagem e uma forma de crescimento para todos. Dos adultos aos jovens e crianças. Esta é também uma maneira de estarem mais unidos. Faça os momentos de falar de dinheiro e de objetivos, de momentos divertidos onde se sente um ambiente de confiança.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top