logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor
IRS: declarar os rendimentos

Aproveite a Black Friday, mas evite as compras por impulso

A sexta-feira negra é o dia que dá início às compras natalícias nos Estados Unidos da América e acontece depois do dia de Ação de Graças. Como representa uma oportunidade de vendas para os vendedores e promoções para os clientes, a Black Friday tornou-se famosa e comemorada um pouco por todo o mundo.

Saiba como poupar na Black Friday

Vivemos numa era de consumo e sabe-se que, muitas das promoções, não são realmente promoções. Os preços são aumentados antes da Black Friday para as lojas não perderem com as vendas.

Poupar na Black Friday

Apesar de, talvez, pensar que é fácil poupar na Black Friday, porque, afinal, está a comprar com saldos, não é bem assim. No entanto, se adquirir produtos que não precisa ou entusiasmar-se e comprar artigos a mais devido aos preços, está a gastar dinheiro. Por isso, se pretende ir às compras neste dia, conheça as 9 dicas que vão, realmente, ajudar a poupar.

1 - Os preços

Se souber onde quer ir e o que vai comprar, confirme os preços da loja. Para ser mais fácil, pode utilizar comparadores de preços, como o da DECO. Mesmo que compare os preços e tente comprar a um melhor preço, cada loja tem a sua estratégia para cativar clientes, por isso, não perca muito tempo. Compare os preços de 2 lojas. E, em alguns locais, se apresentar que na loja x vendem a um preço mais acessível, a loja y baixa o preço.

2 - Lista

Faça uma lista dos artigos que precisa de comprar para si, filhos, familiares ou para casa. É uma boa altura para antecipar compras, principalmente, as de Natal. Não deixe para a última da hora. Ao criar uma lista, aproveite também para estabelecer o máximo que pode gastar, assim resistirá às tentações. Muitas pessoas têm o hábito de fazer compras na semana do Natal. Os dias que antecedem o Natal são os mais movimentados nas lojas, por isso, encontrará pouca oferta, falta de produtos e desorganização.

3 - Comprar online

Se quiser evitar as filas, comprar online é mais prático. Por outro lado, os preços online podem ser mais vantajosos do que em loja, incluindo a marca disponibilizar mais variedade. À meia-noite, hora em que o site atualiza, esteja atento. Para visitar a loja, o melhor horário é da parte da manhã, quando a loja abre. Esteja preparado para encontrar muitas pessoas. Tenha cuidado com as compras online, verifique sempre a informação disponibilizada no site e desconfie se a promoção for demasiado boa.

4 - Eletrodomésticos

Compare preços e outros benefícios como o pagamento e a entrega. Com a inflação os preços podem não ser muito atrativos como eram antes, mas sempre ajuda ter um desconto de, pelo menos, 20%. Analise os consumos dos eletrodomésticos antes de comprar.

5 - Stock limitado

Algumas lojas disponibilizam os produtos com promoção durante um horário e, após o fim desse horário estabelecido, o produto volta ao preço normal. O que acontece também é que alguns produtos têm stock limitado.

As lojas aproveitam situações como o Black Friday para vender as suas últimas unidades e escoar produtos. As últimas unidades podem trazer excelentes oportunidades, mas podem não compensar derivado às funções e melhoramentos dos novos produtos. Por isso, investigue o produto que substituirá o antigo para perceber se realmente vale a pena comprar.

6 - Repensar a compra

A compra foi feita, mas depois de pensar, percebeu que não era o que queria? Não tire etiquetas e não deite fora o recibo, porque pode trocar. Muitas vezes compra-se sem ponderar antes. A maioria das lojas já não faz devoluções, mas entrega um “cartão presente” para o dinheiro ser utilizado, por exemplo, em 7 meses ou até ao final do ano.

7 - Atenção aos descontos “leve 3 pague 2”

As promoções deste género só são benéficas se realmente precisar dos produtos, caso contrário, está a comprar sem necessidade. Gastará dinheiro e, depois, os produtos podem ficar sem utilização. Estas promoções são úteis para compras de Natal.

8 - Apps de descontos

Uma técnica para saber as promoções e utilizar cupões de descontos é ter a app da loja instalada no nosso smartphone. Os descontos que aparecem na app podem ser utilizados durante a compra, mas confirme sempre com o vendedor e leia as condições em vigor do cupão. Instale as apps, apenas, das lojas onde costuma ir mais vezes.

9 - Stress

A Black Friday pode causar stress. Ficar nas filas é cansativo, andar de loja em loja à procura de oportunidades rouba tempo e ver alguém ficar com o produto que queria pode ser desanimador. As promoções feitas ao longo do ano, às vezes, são melhores do que esperar pela Black Friday.

Se quiser mesmo aproveitar as promoções deste dia, compre apenas o que precisa e siga estas dicas. Não faça compras por impulso e poupe dinheiro.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top