logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor
IRS: declarar os rendimentos

Pergunte antes de decidir emigrar

Será que tem perfil de imigrante? Ser imigrante é viver noutro país por um ou mais anos. É abdicar da família, da língua materna, da cultura e do conforto do lar. É um desafio, mas, para muitos, é a única solução para encontrar uma vida melhor.

Considerações a ter se decidir sair do país

Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes, sendo que cerca de 22% dos portugueses vivem fora do país. A grande maioria está na Europa (1,4 milhões). No entanto, deixar o país onde se viveu a vida toda acarreta consequências. Será que tem o perfil de imigrante? Está preparado para deixar tudo para trás?

Sumário

    Tem perfil de imigrante?

    Quando, aos 20 e poucos anos, escolhemos ir viver para outro país, esquecemo-nos de como os anos passam rápido. Entre o trabalho, as viagens, a visita da família e dos amigos e/ou a constituição da nossa família, o que seria estar dois a três anos fora torna-se um “para sempre”. 

    E os nossos pais envelhecem. Outros membros da família podem estar por perto para cuidar deles e das suas necessidades, mas, sem si, vão sempre sentir saudades e alguma solidão. Já fez as contas? As poucas férias a que um trabalhador tem direito, a escassez monetária e, muitas vezes, a impossibilidade de viajar… Quantas vezes acha que vai rever os seus pais?

    E regressar pode não ser viável depois de ir embora. O que acontece com os negócios que já tem em desenvolvimento ou a sua carreira profissional? E se tiver filhos e estes já estiverem adaptados ao país? Serão eles capazes de deixar o que conhecem para trás? E será possível construir uma vida decente se regressar a casa? Pode ter que começar do zero e procurar um novo emprego. É que ir embora não é fácil, mas voltar também não o é. Sabe algumas das questões que deverás ter em conta.

    donapoupanca perguntas antes emigrar perfil emigrante 1
    Quem tem perfil de imigrante, adapta-se, facilmente, a todas as situações

    1 - Será que tem compatibilidade com o país? 

    Será que se adapta bem à cultura de um outro país? Existem sempre pequenas diferenças que podem causar mudança de hábitos, chama-se choque cultural:

    • Na China: comer até ao fim e não deixar restos significa que queres mais.
    • Na Índia: entrar num comboio na Índia que anda sempre cheio é diferente. Por exemplo, num país Europeu conseguirá lugares marcados mais facilmente.
    • Situações de sem-abrigo: estão podem ser mais proeminentes noutros países em relação a Portugal.
    • A maioria dos espaços: fecha aos domingos em França, mas no Japão não.
    • Gestos: estes são interpretados de maneira diferente àqueles a que está acostumado ao do seu país. Por exemplo, um abraço ou um aperto de mão.

    Se está preparado para ser imigrante, aprender e adaptar-se a uma nova realidade, esteja confiante de que poderá encontrar apoio nas comunidades portuguesas de que precisa na adaptação a outro país.

    2 - Será que vai sentir solidão?

    Além das saudades da família, no início, é difícil criar uma rede de amigos em que possa confiar. Isto é, se se aventurar sozinho. Se é alguém introvertido ou que gosta de estar sempre acompanhado, pode ser complicado viver sozinho num ambiente diferente ao que estás habituado. Quem parte à aventura, normalmente, é extrovertido, sempre pronto para um novo desafio e que não se importa de desbravar o caminho até ao seu objetivo.

    donapoupanca perguntas antes emigrar perfil emigrante 2
    Estar longe da família é o aspeto mais difícil para um imigrante

    3 - Estás preparado para aprender uma língua estrangeira?

    Ninguém se vai dar ao trabalho de tentar comunicar consigo numa língua que desconhece, principalmente, no local de trabalho. Precisa de aprender a língua do país para onde vai para socializar e criar uma rede de amizades, mas também para encontrar emprego mais facilmente.

    4 - Prefere ter uma vida de imigrante calma e normal?

    Normalidade é coisa que não vai encontrar. Tudo será diferente e não será senso comum para si. Vai cometer erros, mas deve estar preparado para ter um mindset de resiliência e persistência.

    5 - É uma pessoa curiosa?

    Seja curioso. Num país estrangeiro, deve aprender todos os aspetos culturais. Portanto, tem de ser uma pessoa interessada e motivada, para aprender rapidamente e se acostumar ao novo ambiente. Se estiver constantemente irritado, incomodado ou ansioso, de certeza que as coisas vão correr mal. Infelizmente, se esse for o caso, não tem o perfil de imigrante.

    6 - É alguém que respeita a diferença?

    A nível cultural, uma outra questão muito importante é respeitar as outras pessoas e não impor os seus hábitos e costumes.

    O lado bom de ir para outro país

    Viver num outro país pode ser visto como uma tarefa difícil, mas pode ter algumas suas vantagens.

    Conheça-as de seguida:

    • Conhecer uma nova cultura.
    • Encontrar novas oportunidades profissionais.
    • Descobrir mais sobre si, ou seja, crescimento pessoal.
    • Conhecer pessoas.

    Mas não deve avançar antes de ter um plano. Conheça de seguida as dicas da Dona Poupança.

    Qual o seu plano de ação?

    Estude a história do país para onde quer ir viver e aprenda a língua e/ou treine a língua inglesa para facilitar a comunicação.

    Além disso, é importante que procure:

    • Fazer fundo de emergência: planeie um fundo de maneio para usar num imprevisto, ou caso precise de regressar rapidamente a “casa”.
    • Pesquisar Banco: pesquisa os bancos que existem para o país que vai e veja onde poderá querer abrir a sua conta.
    • Procurar casa: encontre alojamento antes de ir, não parta logo à aventura.
    • Analisar situação economia do país: estude a economia do país e os seus impostos.

    Por mais divertido e empolgado que esteja por mudar de país, planeie cuidadosamente as suas finanças para aproveitar ao máximo a sua nova aventura. Antes de tomar uma decisão, pense em todos os aspetos negativos e positivos de mudar para um outro país.

    Pergunte a amigos e familiares sobre as suas experiências e conheça melhor outras realidades. Visite o país que está a considerar antes de ir ou vá numa situação de emprego temporário. Questiona-se sobre o porquê desta vontade de mudar. Faça uma lista e pense se não há mais nada que possa fazer para alterar as suas condições atuais. Às vezes, focamo-nos no desalento geral, mas pouco fazemos para lutar por uma situação melhor.

    Partilhe este conteúdo

    Tags do Artigo

    Artigos Relacionados

    Deixe o seu comentário

    Subscribe
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Sugestões Dona Poupança

    Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

    Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

    Scroll to Top