logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

O bem-estar financeiro da família
Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor

Ser bem sucedido não significa ser rico

Existem duas palavras que andam de mãos dadas: finanças e sucesso. Todos acreditam que o sucesso advém do dinheiro, mas é apenas um pensamento. Além de que a definição de sucesso não é a mesma para todas as pessoas. Pode ser alguém bem sucedido e não ter uma conta cheia de dinheiro.

Umas finanças pessoais saudáveis começam pelo mindset

São os nossos pensamentos que fomentam as circunstâncias de vida. Pode ter uma casa, um carro e um emprego, mas sentir que falta alguma coisa, nomeadamente, mais dinheiro. E acredita que, só o dinheiro, poderá trazer o sucesso. Não é assim. Esta autodepreciação é o pior inimigo para as finanças pessoais e do sucesso.

Finanças e sucesso: o que precisa de ter para os alcançar?

Existem 5 pilares que podem ajudar-lhe nos sucessos e a ter umas finanças pessoais saudáveis. Saiba quais.

1 - Mindset

Não são as circunstâncias da vida que transformam, mas, a forma como se pensa. Se uma pessoa olhar negativamente para o que o rodeia, então poderá sentir maior dificuldade em atingir o que pretende.

Apenas quando tira esse pensamento que o prende e procura mudar, é que caminha em direção ao sucesso. Os hábitos são fundamentais para isto. Não basta desejar ter sucesso e dinheiro, é preciso acreditar e adequar a sua rotina para que isso seja possível. Reflita sobre como o dinheiro faz parte da sua rotina:

  • É o salário que recebe todos os meses pelo seu trabalho e esforço.
  • É como faz a sua família feliz.
  • É o que lhe alimenta.
  • É o que lhe permite comprar o seu conforto.
  • É o que lhe permite conhecer novos locais.
  • É o que lhe permite encontrar o sossego e a paz.

Por isso, que rotinas pode acrescentar ao seu dia a dia para ter mais sucesso? É muito simples, comece a manhã com:

  • Pequeno-almoço em casa.
  • Exercício.
  • Planeamento do seu dia.

Se for consistente, está a criar novos hábitos e um novo mindset, onde é mais organizado. É normal ficar impaciente, mas se continuar focado no que faz, estará mais presente e concentrado num futuro melhor.

Pensamento: Não me sinto zangado com a minha situação financeira. Tenho dinheiro e vejo novas oportunidades. Por onde vou começar?

2 - Personalidade

São os seus atos que revelam o seu mindset. Para obter mais e melhores resultados, não pode ficar sentado a ver o dinheiro a entrar e a sair da sua conta. Deve estar aberto a novas possibilidades e oportunidades. Ser mais proativo e analítico nos seus gastos. Estes são alguns traços de personalidade que deve ter atenção:

  • Poupadinho: poupa para usufruir mais tarde. Tem alergia a dívidas, por isso, prepara-se para conseguir ter sempre as suas contas em dia e viver sem estar preso a empréstimos. No entanto, vive com stress de perder tudo.
  • Gastador: não se preocupa com o futuro, é preferível pedir um empréstimo e viver de salário em salário, por isso, nunca tem dinheiro para imprevistos.
  • Poupadinho e gastador: é poupadinho, mas deixa-se facilmente influenciar pelo que vê e compra por impulso. Não gere o seu dinheiro.

Conheça mais sobre personalidades e dinheiro aqui. Ao conhecer os traços da personalidade financeira, pode mais facilmente lidar com as emoções. São na sua maioria as emoções que impedem de prosperar.  Vai ganhar um maior entendimento de como é influenciado e, por isso, vai contornar a situação com mais conhecimento.

Pensamento: Não sei lidar com o dinheiro. Vivo de mês em mês. Estou assoberbado, preocupado e ansioso, mas vou aprender e não vou desistir.

3 - Objetivos

O dinheiro pode ajudar a alcançar muitos desejos, mas, para se concretizarem, tem de definir objetivos:

  • Visualize o seu objetivo (o que quer alcançar).
  • Crie uma estratégia (aponte detalhadamente o seu plano para saber as etapas que precisa de realizar).
  • Defina uma timeline ou meta (o objetivo tem de ser realista e atingível).

É fácil dizer o que se pretende, mas, depois, se não fizer nada para que se concretize, é difícil realizar o seu objetivo. O que vai fazer para mudar a sua vida em 5/10 anos?

Pensamento: Como vou alcançar este objetivo? Porque é que é importante para mim fazê-lo? Vou poupar todos os meses 100€ no meu fundo de emergência porque quero sentir-me protegido e preparado para enfrentar qualquer imprevisto.

4 - Planeamento

Agora que já tem o seu mindset criado, a sua rotina, conhece a sua personalidade e tem objetivos, só falta criar um plano financeiro. As suas finanças pessoais vão tornar-se mais organizadas e com sentir sucesso. Para isso, é preciso:

  • Criar um orçamento familiar (aponte os seus ganhos e despesas).
  • Planear para os imprevistos (fundo de emergência com pelo menos 6 meses do seu salário).
  • Poupança (seguros).
  • Investimentos.

Pensamento: vou alcançar os meus objetivos com a minha organização. Todos os meses, vou atualizar o meu orçamento familiar.

5 - O seu verdadeiro valor

Só quando se dedica ao que pretende é que percebe o seu verdadeiro valor. Passa, assim, a direcionar a energia, a aprofundar e a experienciar todas as situações até encontrar as ferramentas que permitam alcançar os objetivos. Com mais dedicação e autoanálise, sente-se preparado para tomar decisões com inteligência. É assim que, na vida, finanças pessoais e sucesso andam de mão dada.

Pensamento: Para mim, finanças e sucesso são o resultado de ter conseguido pagar as minhas dívidas.

No processo de ter umas finanças pessoais saudáveis e sucesso, é importante realçar que a mentalidade. Como pensa e acredita em si, faz toda a diferença. Transforme o seu mindset e os seus hábitos para atingir os seus objetivos.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top